Em jogo da 22.ª jornada da Liga, o Benfica prepara-se, este sábado, para uma complicada deslocação ao Estádio de São Miguel para defrontar o Santa Clara, equipa sensação do campeonato.
A classificação não mente. O emblema açoriano está atualmente no 5.º lugar da tabela, com 38 pontos, a cinco do pódio. Independentemente do resultado final, a equipa liderada por Vasco Matos sabe que não irá perder a sua posição, e, por isso, poderá apresentar-se sem nada a perder, atirando a pressão para as águias, que lutam com várias condicionantes para a partida.
A vitória (1-0) sobre o AS Monaco, para a 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, registada na noite de quarta-feira, trouxe mais duas más notícias para um plantel, que já se encontra desfalcado, fruto das lesões prolongadas de Renato Sanches, Tiago Gouveia, Alexander Bah e Manu Silva.
Ángel Di María voltou a ressentir-se de uma lesão muscular na coxa esquerda, ao passo que Fredrik Aursnes está a contas como uma entorse traumática do joelho esquerdo com estiramento capsular. Ambos vão estar ausentes por algumas semanas.
O técnico Bruno Lage deverá operar alguma rotatividade no onze, promovendo a titularidade do jovem Leandro Santos, de 18 anos. Em caso de vitória, os encarnados reduzem, ainda que à condição, para um ponto a diferença para o líder Sporting, que recebe o Arouca.
Este será o terceiro duelo entre as duas formações na presente temporada, com os encarnados a levarem a melhor em ambos os desafios disputados no Estádio da Luz - 4-1 para o campeonato e 3-0 para os quartos de final da Taça da Liga.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Hélder Malheiro, da AF Lisboa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Jogo difícil nos Açores: "O Santa Clara está a fazer um campeonato muito bom. Temos de estar frescos e com uma enorme ambição de vencer o jogo. Vamos jogar contra uma linha de cinco, com bons mecanismos, muito agressiva no ataque à profundidade."
Falta de descanso entre jogos: "Não vamos ter o mínimo de 72 horas de recuperação entre o jogo entre o Monaco e o Santa Clara. Temos de olhar para todos os dados e escolher o melhor 11 em função da estratégia, perceber quem está fresco e disponível."
Explicação da lesão de Di María: "Frente ao AS Monaco, o Di Maria não estava lesionado, sentiu, sim, um desconforto. Fez mais no treino do que no jogo e nós estávamos seguros de utilizá-lo o mais rápido possível. Os jogadores estão sujeitos à lesão e nós não tomámos decisões por acaso."
Vasco Matos
Estratégia a adotar: "Acreditamos que vamos entrar em organização muitas vezes e que vamos ter bola. A equipa tem vindo a evoluir nesse sentido. Vamos continuar a dar consistência ao nosso jogo. Temos de interpretar o jogo. Depois, durante o jogo, vão existir vários momentos em que temos de ter capacidade para tomar boas decisões."
Eventual desgaste físico do Benfica: "Não olhamos para isso. Do outro lado está uma grande equipa. Um plantel recheado de excelentes jogadores. A nossa abordagem é muito em função da nossa equipa: daquilo que a gente quer e daquilo que é a nossa estratégia para o jogo."
Meta a alcançar: "Nada vai mudar aquilo que tem sido o nosso caminho. Vamos continuar a jogar com muita ambição. A lutar por aquilo que são os nossos valores e a nossa identidade. Queremos ser muito competitivos e lutar pelos pontos."
Últimos resultados
Santa Clara: E-D-E-V-V
Benfica: D-V-V-V-V
Últimos onzes:
Santa Clara: Gabriel Batista; Sidney Lima, Luís Rocha, Lucas Soares; Diogo Calila, Adriano Firmino, Serginho, MT; Ricardinho, João Costa e Gabriel Silva.
Benfica: Trubin; Leandro Santos, António Silva, Otamendi, Alvaro Carreras; Florentino, Aursnes, Kokcu; Andreas Schjelderup, Pavlidis, Kerem Aktürkoğlu.
Ausências
Santa Clara: Gustavo Klismahn, Pedro Pacheco, Wendel Silva (lesão).
Benfica: Bah, Manu Silva, Tiago Gouveia, Aursnes, Renato Sanches, Di María (lesão).
Leia Também: Benfica com grande novidade nos eleitos para o jogo com o Santa Clara