O Benfica continua forte perseguição ao líder Sporting, depois de ter vencido, este sábado, o Santa Clara (1-0), no Estádio de São Miguel, em jogo da 22.ª jornada da Liga. A exibição não deixará saudades aos adeptos encarnados, mas a verdade é que Bruno Lage e os seus comandados alcançaram a quinta vitória consecutiva, três das quais para o campeonato.
Para este jogo, foram várias as mudanças na equipa encarnada. Para começar, o sistema tático foi distinto do habitual, com Bruno Lage a optar pelo 3x4x3 de forma a encaixar no adversário.
Naturalmente, a equipa ficou desconfortável com o novo fato e a primeira parte foi fraca em termos de ocasiões de golo.
Na segunda parte, Bruno Lage fez entrar um dos 'pesos pesados', com Kokçu a render Florentino e as águias melhoraram. Aos 55 minutos, o médio turco foi determinante no lance capital da partida, tendo desmarcado Zeki Amdouni pelo corredor direito, com o avançado suíço a descobrir Bruma no coração da área. À boca da baliza, o avançado, reforço de inverno, não desperdiçou tamanha oportunidade e celebrou o primeiro golo de águia ao peito.
Vamos então às notas da partida.
Figura
Bruma chegou à Luz com alguma desconfiança, não pela sua qualidade, mas pelo preço da sua contratação, de 6,5 milhões de euros. Os adeptos encarnados torceram o nariz, mas a golo apontado e a forma como este celebrou, parece ter conquistado os mais céticos. Sempre esforçado, elétrico nas suas ações, Bruma promete ser um autêntico reforço para o que resta da temporada.
Surpresa
Samuel Dahl fez a estreia de águia ao peito e deixou bons sinais. Forte nos duelos e dotado de boa técnica individual, o defesa-esquerdo sueco, de 21 anos, não veio para para ser mais um no plantel e irá colocar Álvaro Carreras em sentido, sobretudo se este continuar a comprometer em zona proibida, como aconteceu nos últimos dois jogos para a Liga.
Desilusão
O defesa-central Sidney Lima não estava a realizar um mau jogo, mas a sua expulsão algo precipitada, aos 76 minutos, complicou uma reação mais feroz do emblema açoriano, que vendeu cara a derrota.
Treinadores
Vasco Matos
Foi fiel à sua ideia de jogo, com velozes contragolpes. Assente numa boa organização defensiva, o Santa Clara demonstra porque está num confortável 5.º lugar na sua época de regresso à Liga.
Bruno Lage
Acreditou na valia do seu plantel e introduziu várias mudanças, aproveitando este jogo para descansar elementos importantes para o jogo europeu ante o AS Monaco. Os jogadores acabaram por dar razão ao técnico.
O árbitro
Hélder Malheiro realizou uma exibição discreta. Ao longo da partida, foi ao bolso para mostrar oito cartões amarelos e um vermelho, bem admoestado a Sidney Lima.
Leia Também: O novo menino bonito. Bruma resolve triunfo suado do Benfica nos Açores