Laurentino Dias quer "contributo ativo e permanente" da FPF no COP

O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), Laurentino Dias, disse hoje querer um "contributo ativo e permanente" da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) neste organismo, criticando Fernando Gomes por ter sido "ausente".

Notícia

© Lusa

Lusa
20/02/2025 23:49 ‧ 20/02/2025 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

"A FPF é a maior federação desportiva do país e deve ter um contributo ativo e permanente no COP. Nos últimos 12 anos, o anterior presidente, Fernando Gomes, não esteve presente nas reuniões do Comité. Espero que esta atitude mude com a nova liderança de Pedro Proença, porque mais do que um voto nas eleições, queremos um compromisso efetivo", afirmou aos jornalistas, antes de marcar presença num debate sobre o COP, em Vila Nova de Gaia.

 

Questionado sobre se tem garantido o apoio da FPF, o candidato respondeu desejar "o voto da FPF nesta candidatura".

"Tenho com Pedro Proença uma relação de amizade recíproca e desejo que ele tenha o maior êxito no seu trabalho como presidente da FPF. Mas eu não quero apenas o voto da Federação Portuguesa de Futebol. O voto é algo que se esgota no dia das eleições. Eu quero da Federação Portuguesa de Futebol mais", sublinhou Laurentino Dias, defendendo um envolvimento contínuo da federação no apoio ao movimento olímpico.

O antigo secretário de Estado do Desporto justificou a sua candidatura com a necessidade de congregar federações, atletas e treinadores num projeto sólido e ambicioso.

"O Comité Olímpico enfrenta desafios importantes e acreditamos que é fundamental potenciar o trabalho feito nos últimos anos, dando continuidade à excelência e credibilidade conquistadas sob a liderança de José Manuel Constantino", disse.

Laurentino Dias destacou ainda o impacto do novo apoio financeiro estatal, que prevê um investimento de 50 milhões de euros no COP ao longo de quatro anos.

"Esta é uma aposta importante do Governo e representa uma grande responsabilidade para o Comité. Cabe-nos garantir que este investimento se traduz em melhorias concretas nas diversas áreas contempladas no contrato-programa assinado com o Instituto Português do Desporto e Juventude", acrescentou.

Nos últimos dois meses, defendeu, tem realizado "reuniões com federações olímpicas e não olímpicas, atletas e treinadores, recolhendo contributos para o programa".

"O resultado desse trabalho foi tornado público e tem vindo a receber apoios significativos", referiu, mencionando que já conta com a adesão de cerca de 40 federações.

O candidato esteve presente num evento promovido pela sua candidatura "Unidos pelo Olimpismo", em que estiveram presentes várias personalidades, entre elas a campeã olímpica Fernanda Ribeiro e a medalhada Vanessa Fernandes, bem como o antigo andebolista internacional Carlos Resende.

As eleições para a presidência do Comité Olímpico de Portugal estão marcadas para o dia 19 de março e para além de Laurentino Dias concorrem também Fernando Gomes, depois de 12 anos à frente dos destinos da FPF, e Alexandre Mestre, também ele antigo secretário de Estado do Desporto.

As eleições de 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado. A posse dos novos órgãos sociais ocorre oito dias depois, em 27 de março.

Leia Também: Candidatura de Laurentino Dias já tem o apoio de 14 federações olímpicas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Dos rivais não espero palmas. Dos nossos não espero hipocrisias"

Pinto da Costa

"Dos rivais não espero palmas. Dos nossos não espero hipocrisias"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O mais barato dos Dacia Bigster está quase a chegar a Portugal

Dacia

O mais barato dos Dacia Bigster está quase a chegar a Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas