Notas do Sporting-Arouca: Leão esbarra em muro amarelo e 'aquece' o topo

Verde e brancos evitaram males maiores com o empate na receção ao Arouca, mas não se livravam de ver o rival Benfica ficar ainda mais perto. São já quatro os pontos perdidos nas últimas duas jornadas da I Liga e três jogos seguidos sem vencer.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
16/02/2025 06:45 ‧ 16/02/2025 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

O Sporting voltou a não conseguir arrecadar um desfecho positivo na I Liga. Com a informação de que o Benfica tinha vencido, na tarde de sábado, o Santa Clara, os leões sabiam que estavam proibidos de perder pontos com o Arouca, sob pena de verem o rival mais perto. Mas não foi isso que aconteceu.

 

Pela segunda jornada seguida, houve perda de pontos. Os campeões nacionais empataram na receção ao Arouca (2-2), depois de ter empatado com o FC Porto na jornada anterior, mas no Estádio do Dragão. É o terceiro jogo seguido sem vencer dos verde e brancos, que a meio da semana perderam em casa com o Dortmund.

Aconteceu de tudo ao Sporting neste duelo, menos a tão ansiada vitória. Existiram erros de palmatória que deram num autogolo, lesões e uma expulsão que gerou polémica. Foi uma noite de horrores em Alvalade, em que os campeões nacionais evitaram males maiores. É que o Arouca podia muito bem ter vencido em Alvalade.

Um erro crasso de Rui Silva surpreendeu tudo e tudo, mas St. Juste também tem culpas no cartório neste lance. Harder deixou leão vivo, mas um penálti à beira do intervalo levou o Arouca a sorrir para o intervalo. A eletricidade de Harder fez-se sentir no segundo tempo e o dinamarquês serviu Trincão para o golo do empate.

A reta final foi de muitos calafrios de parte a parte. Jason de um lado, Harder e Gyokeres do outro, fizeram tremer os corações dos respetivos adeptos. O jogo não voltou a ter mexidas no resultado. A vantagem no topo da tabela fica mais curta, mas o Sporting continua a depender de si para ser campeão. O Benfica está agora a dois pontos de distância e há dérbi eterno na penúltima jornada.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Conrad Harder foi a face mais evidente da luta do Sporting para que a vitória pudesse sorrir aos verde e brancos. Entrou em campo praticamente sem ter aquecido e respondeu de pronto com um golo com o pior pé (o direito). Na segunda parte serviu Trincão para o empate e esteve a um passo de um golo de antologia com o calcanhar.

Surpresa

É caso para dizer que Chico Lamba se mostrou em grande forma contra quem bem o conhece. Ainda na época passada jogava na equipa B dos leões e, esta noite, foi um autêntico muro. Tapou quase sempre os caminhos para a sua baliza, sendo uma 'carraça' para Gyokeres, mas também Trincão e Harder.

Desilusão

O capitão não deu o exemplo. Foi mesmo uma noite para esquecer de Morten Hjulmand, ele que costuma ser quase sempre uma das figuras em destaque nos verde e brancos. Dois lances, dois amarelos, uma expulsão. Deixou a equipa com menos um jogador quando mais precisavam.

Treinadores

Rui Borges

Pior entrada era impossível. Muitos nervos no arranque, um autogolo, duas lesões e uma ânsia de procurar pela igualdade. O empate chegou e com ele um Sporting que muito quis saltar para a frente do marcador. Houve novo contratempo com um golo de penálti e toda uma segunda parte para tentar alcançar a vitória. Houve expulsão e nova igualdade. O colapso físico na reta final podia ter dado num presente mais envenenado.

Vasco Seabra

Exibição personalizada dos arouquenses, que desde cedo mostraram que vieram a Alvalade para conquistar pontos. Sem medo do adversário, o Arouca esteve perto de sair com uma vitória de Alvalade. Bem a defender, foram sempre procurando os contra-ataques para tentar ferir o Sporting.

Arbitragem

Miguel Nogueira beneficiou do VAR para assinalar o penálti a favor do Arouca, não cometendo erros relevantes nos restantes lances. Esteve bem na expulsão de Hjulmand.

Leia Também: Lesões, penálti e polémica. Sporting empata e vê Benfica mais perto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Três 'grandes' (e não só). Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

I Liga

Três 'grandes' (e não só). Clubes portugueses assinalam 25 de Abril

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este Ferrari F50 é único, está à venda e pertenceu a um famoso

Ferrari

Este Ferrari F50 é único, está à venda e pertenceu a um famoso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas