Aí está a primeira vitória do FC Porto na Liga em 2025. Cinco jogos depois, os dragões somaram um triunfo, por 1-0, ante o Farense, que voltou a receber ‘um grande’ no Estádio do Algarve.
Antes do apito final, realizou-se um minuto de silêncio de homenagem a Pinto da Costa, que morreu, este sábado, vítima de um cancro na próstata. No ‘adeus’ ao ex-presidente dos dragões, a equipa azul e branca voltou a realizar uma pobre exibição coletiva. Ainda assim, o FC Porto termina a 22.ª jornada com a boa notícia de ter ganho dois pontos ao líder Sporting (52), estando agora a seis dos leões.
Filme do jogo
Para esta partida, Martín Anselmi apresentou seis mudanças no onze em relação ao jogo com a AS Roma, para o playoff de acesso aos oitavos de Liga Europa. Apesar das novas caras no figurino 3x4x3, o conjunto portista acabou por evidenciar, uma vez mais, pouca capacidade qualitativa para criar jogadas de perigo. Com Rodrigo Mora e Fábio Vieira a assumirem a responsabilidade do jogo ofensivo da equipa, os mesmos não conseguiam superar o bloco compacto da formação algarvia, muito vertical no ataque à baliza de Diogo Costa. O lance mais vistoso dos locais apareceu já depois da meia hora de jogo, com Yusupha a rematar por cima, depois de uma bela acrobacia na área.
Na segunda parte, Martín Anselmi deu um voto de confiança aos jogadores, que iniciaram o encontro e estes responderam afirmativamente. Aos 48 minutos, na sequência de um livre lateral, cobrado por Fábio Vieira, Francisco Moura apareceu perto da pequena área para desviar, com a cabeça, para o fundo das redes. A bola parada voltava a fazer a diferença num jogo amarrado….
O golo podia fazer prever um Farense mais atrevido, mas eram notórias as dificuldades da equipa. A partida voltou a cair num ritmo monótono e coube a Fábio Vieira a dar um safanão no jogo, com um estrondoso remate ao poste… a bola sobrou para Rodrigo Mora, que não foi capaz de fazer a recarga para baliza deserta.
Nos últimos dez minutos, o Farense apertou os dragões de modo a conquistar um (precioso) ponto. Aos 82 minutos, o empate esteve muito perto de acontecer, mas o guarda-redes Diogo Costa, com o braço direito, impediu o golo de Cláudio Falcão.
Antes do apito final, nota para o facto do médio Vasco Sousa, do FC Porto, ter saído de maca do relvado, após uma forte entrada de Zé Carlos, que acabou expulso da partida, após ter sido admoestado com o vermelho direto.
Os comandos de Martín Anselmi foram capazes de segurar uma importante vitória, muito carregada pelo lado emocional, com os adeptos portistas a entoarem o nome de Pinto da Costa ao minuto 42 e 87.
O FC Porto é o terceiro classificado, com 46 pontos, ao passo que o Farense ocupa a 17.ª e penúltima posição, com 15.
EQUIPAS INICIAIS
ONZE DO FARENSE: Ricardo Velho, Marco Moreno, Cláudio Falcão, Artur Jorge, Pastor, Zé Carlos, Miguel Menino, Paulo Victor, Marco Matias, Yusupha, Rony Lopes
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa, Zé Pedro Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, Pepê, Fábio Vieira, André Franco, Francisco Moura, Danny Namaso, Denis Gul, Rodrigo Mora
Para esta partida, o FC Porto irá utilizar o equipamento laranja com a figura de Pinto da Costa estampada no meio das camisolas.
Antevisão
O FC Porto é o último dos 'três grandes' a entrar em ação para o campeonato. Os dragões visitam, este domingo, pelas 18 horas, o Farense, em jogo da 22.ª jornada, numa partida que terá lugar no Estádio do Alagrve. A mesma ficará marcada por ser o primeiro jogo, após a notícia, deste sábado, sobre a morte de Pinto da Costa, ex-presidente dos azuis e brancos.
Em caso de vitória, o FC Porto poderá reduzir a distância para seis pontos a diferença para o líder Sporting (52), que empatou (2-2) na receção ao Arouca.
Do outro lado, o Farense, penúltimo classificado, com 15 pontos, vive um momento atribulado com um jejum de vitórias, que dura há 7 jogos, o que fez com que o técnico Tozé Marreco colocasse o lugar à disposição na última jornada, após derrota caseira (0-2) ante o Nacional.
O jogo contará com a arbitragem de Tiago Martins, da AF Lisboa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.