A goleada no jogo da 22.ª jornada permitiu ao Alverca ascender ao segundo lugar do campeonato, com 38 pontos, ultrapassando o Penafiel, que tem 37, enquanto o Marítimo é agora 14.º da geral, com 25 pontos.
Apesar das ausências forçadas de Eduardo Ageu e Anthony Carter, por castigo, a formação orientada por Vasco Botelho da Costa foi uma equipa muito personalizada, vencendo o Marítimo sem qualquer contestação.
O conjunto insular até dispôs da primeira situação clara para marcar, por Carlos Daniel, mas, na resposta, aos seis minutos, o Alverca abriu o ativo, por Wilson Eduardo, a finalizar com um remate cruzado de pé direito um cruzamento de Brenner Lucas.
O Marítimo tentou reagir de pronto e o guarda-redes João Bravim, com uma defesa com as pernas, travou o remate de Fábio Blanco, com Fernando Varela, pouco tempo depois, a impedir o golo ao atacante do Marítimo, com um corte eficaz na pequena área.
Aos 20 minutos, una falta sobre Andrezinho na grande área, permitiu a WIlson Eduardo ampliar, de grande penalidade, e 'bisar' na partida, marcando o terceiro golo da conta pessoal no campeonato.
Pouco depois, o médio do Alverca Diogo Martins voltou a colocar a bola no fundo da baliza do Marítimo, mas o golo acabou anulado por posição irregular de Brenner Lucas.
No entanto, o Alverca haveria de fazer o 3-0, aos 34 minutos, por Andrezinho, com o extremo a 'picar' a bola com classe sobre Gonçalo Tabuaço, após passe de David Bruno, fazendo o seu sexto golo na competição.
Na segunda parte e através de um lance de contra-ataque Brenner Lucas marcou o 4-0 para o Alverca, aos 52 minutos, a passe de Miguel Pires, com o extremo brasileiro a marcar o seu terceiro golo na prova.
Na sequência de um canto traiçoeiro, cobrado por Wilson Eduardo, aos 61 minutos, Gonçalo Tabuaço defendeu para a trave e Alysson aproveitou para encostar para o triunfo de mão cheia dos ribatejanos.