"Neste fim de ano, mandei uma mensagem a Pinto da Costa a dizer: 'Caro Jorge, parabéns por mais um aniversário. Que no próximo ano nos continuemos a felicitar. São os meus sinceros votos. Um forte abraço do amigo Valentim', afirmou, em declarações aos jornalistas, à entrada da Igreja das Antas, no Porto.
Valentim Loureiro lembrou a relação de amizade tida com Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos.
"Conversávamos um com o outro, respeitávamo-nos. Ele foi um grande dirigente do FC Porto, eu fui presidente do Boavista, e sempre nos demos bem", referiu.
Valentim Loureiro destacou ainda a relação profissional que manteve com o antigo presidente dos 'azuis e brancos', fosse em transferências de futebolistas entre os dois clubes, como durante o período em que liderou a Liga.
"Ele foi sempre meu apoiante, nunca me esqueci disso. Infelizmente, contrariamente ao que escrevi na mensagem, no próximo ano já não o poderei felicitar, nem ele a mim", lamentou.
O antigo dirigente sublinhou ainda o legado de Pinto da Costa no futebol português e internacional.
"Fez do FC Porto o melhor clube do país e o maior do mundo pelos títulos que conquistou. Tenho pena que tenha partido tão cedo", concluiu.
O ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
O funeral do antigo dirigente 'azul e branco' vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, e as cerimónias fúnebres iniciaram-se, às 18:00 de hoje, com o velório na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira.
Leia Também: Multidão ao redor da Igreja das Antas para o velório de Pinto da Costa