O antigo jogador e técnico dos 'azuis e brancos', com quem o ex-dirigente mantinha uma afinidade próxima, mostrou-se visivelmente emocionado na chegada à Igreja das Antas, no Porto, entrando prontamente pela porta principal, perante um coro de aplausos dos adeptos portistas.
Sérgio Conceição, que orientou os 'dragões' nas passadas sete temporadas, sob liderança de Pinto da Costa, em que conquistou, entre outros, três títulos da I Liga, havia falhado a conferência de imprensa após a vitória dos milaneses sobre o Verona (1-0), no sábado, pelo transtorno causado pela notícia.
Substituído por Zlatan Ibrahimovic nas declarações aos jornalistas, o sueco referiu que Pinto da Costa era "como um pai" para Conceição.
Por sua vez, o antigo defesa internacional português Pepe, figura de proa do clube durante oito épocas e meia, com 14 títulos conquistados, também fez questão de homenagear Pinto da Costa, que já havia descrito como "líder, amigo, nobre, indomável e leal" numa publicação nas redes sociais.
O antigo capitão da equipa 'azul e branca' esteve também no lote dos mais acarinhados pelos adeptos à saída da igreja, onde também o agente de futebolistas Jorge Mendes compareceu.
O ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube, frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito, sem oposição, como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
O funeral do antigo dirigente 'azul e branco' vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11:00, e as cerimónias fúnebres iniciaram-se às 18:00 de hoje, com o velório na Igreja das Antas. A Câmara Municipal do Porto decretou luto municipal para segunda-feira.
Leia Também: Líder da MAG do FC Porto critica Sporting e Benfica: "Não conseguimos..."