Benfica sobrevive em jogo 'louco' e está nos 'oitavos' da Champions

Águias não foram além de um empate, mas garantiram o apuramento na prova milionária.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/02/2025 22:00 ‧ há 2 dias por Miguel Simões

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica carimbou o apuramento para os 'oitavos' da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao empatar frente ao AS Monaco (3-3), num jogo absolutamente 'louco' no Estádio da Luz, já depois da vantagem alcançada na primeira mão (0-1).

 

Kerem Akturkoglu (22') até começou por quebrar um longo jejum, mas viu a equipa do campeonato francês a dar a volta, por intermédio de Minamino (32') e Ben Seghir (51'). 

Foi preciso esperar pelo último quarto de hora para mais uma dose de emoção, com uma grande penalidade convertida por Vangelis Pavlidis (76'), à qual George Ilenikhena respondeu (81'), até que Orkun Kokçu decidiu a eliminatória (84'). O agregado de 4-3 permite, assim, a festa das águias na Luz, no acesso ao top16 da prova milionária.

Os assobios não foram à toa

Entre várias mexidas desde o jogo frente ao Santa Clara (0-1), Bruno Lage surpreendeu ao colocar Fredrik Aursnes de início, numa partida em que Leandro Barreiro até teve a primeira ocasião, com dois minutos decorridos, mas a verdade é que Diatta e Ben Seghir trataram de assustar Trubin logo a seguir.

Sensivelmente a meio do primeiro tempo, Akturkoglu foi chamado a quebrar um jejum de mais de dois meses e regressou, assim, ao golos, ao aproveitar o passe de Pavlidis, provocando a primeira explosão de alegria na Luz, aos 22 minutos. No entanto, apenas dez minutos depois, Minamino surgiu 'embalado' pela assistência de Embolo para empatar (32').

Andreas Schjelderup ainda dispôs de uma ocasião para recolocar as águias na frente do encontro, mas a insistência do AS Monaco em lutar pela 'cambalhota' até ao apito para o intervalo levou mesmo a que parte dos cerca de 60 mil adeptos presentes nas bancadas reagisse com... assobios.

Oscilação constante

As ameaças do primeiro tempo transformaram-se em realidade na segunda metade. Ao minuto 51, Ben Seghir aproveitou para assinar a remontada e fez 'soar' os alarme na Luz. Dahl e Amdouni foram lançados por Bruno Lage para a última meia hora, mas o empate tardou em chegar. E quando apareceu, o golo não veio sozinho.

À entrada para o último quarto de hora, o VAR alertou o árbitro Glenn Nyberg para uma grande penalidade cometida por Kehrer, sobre Aursnes, permitindo o empate a Pavlidis (76'). Só que a festa na Luz ainda passou pela 'assombração' de Ilenikhena (81'), por via de uma má abordagem de Trubin, até chegar ao pico da 'loucura' provocado por Orkun Kokçu, aos 84 minutos.

Nos descontos, ainda houve um penálti assinalado a favor dos encarnados, mas acabaria por ser, desta vez, revertido após novo alerta do VAR, algo que foi mantendo a incerteza em torno do desfecho da eliminatória até ao apito final. Com muito sofrimento à mistura, o Benfica segue para os 'oitavos' da Liga dos Campeões, onde encontrará Liverpool ou Barcelona.

[Notícia atualizada às 22h25]

Onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Leandro Barreiro, Andreas Schjelderup, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.

AS Monaco: Radoslaw Majecki, Caio Henrique, Thilo Kehrer, Singo, Christian Mawissa, Diatta, Eliesse Ben Seghir, Lamine Camara, Maghnes Akliouche, Embolo e Takumi Minamino.

Antevisão

O Benfica recebe, esta terça-feira, o AS Monaco, em jogo a contar para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, trazendo uma vantagem da primeira mão (0-1) para a Luz.

Os encarnados fizeram os serviços mínimos na vitória (0-1) frente ao Santa Clara, colocando um onze inicial com bastante rotação, pelo que não haverá grande fadiga dos jogadores que possam ser opção para o encontro europeu.

Já o AS Monaco não poderia ter respondido melhor à derrota da primeira mão, ao ter goleado o Nantes (7-1), de Antony Lopes, marcando sete golos e apenas sofrendo um, colocando a equipa de Bruno Lage 'em sentido' antes do duelo entre os dois clubes.

Ambas as equipas contam com múltiplas ausências. O Benfica por lesão, com sete lesionados (Florentino estaria suspenso por amarelos, mas também se lesionou) e o Monaco com três por acumulação de amarelos.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Estádio da Luz, com arbitragem do sueco Glenn Nyberg, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Revolução ao centro. O onze provável de Bruno Lage para o Benfica-Monaco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

De Portugal para Cabo Verde. Di María cumpre sonho de jovem do Benfica

Benfica

De Portugal para Cabo Verde. Di María cumpre sonho de jovem do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Quilómetros

Os 20 automóveis mais adulterados em Portugal: Eis a lista de 2024

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas