A precisar de uma remontada épica no playoff, o Sporting não conseguiu evitar a eliminação da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, com um empate frente ao Borussia Dortmund (0-0), já depois da pesada derrota em Alvalade (0-3) na primeira mão.
Em modo gestão, os leões estiveram sempre mais perto de sofrer do que de marcar, de tal forma que Rui Silva foi chamado a intervir por várias ocasiões, com destaque para uma grande penalidade defendida na segunda parte, em jeito de redenção.
Ao contrário do Benfica (que afastou, esta terça-feira, o AS Monaco), o Sporting fica, assim, pelo caminho na prova milionária, falhando o acesso aos 'oitavos'.
Onde andaram as oportunidades?
Sem Viktor Gyokeres e Francisco Trincão, devido a gestão, Rui Borges acabou por revolucionar o onze inicial, com trocas em todos os setores, destacando-se a estreia de Biel Teixeira como titular, perante a complexa missão de virar a eliminatória na Alemanha.
Num primeiro tempo algo acidentado para os leões, Marcel Sabitzer posicionou-se como uma das unidades mais inconformadas dos alemães e testou a atenção de Rui Silva, enquanto pairavam as dúvidas em torno das condições de Morten Hjulmand e João Simões para se manterem em campo.
Já depois das entradas da equipa médica do Sporting em campo, o capitão dinamarquês manteve-se em jogo até ao intervalo, mas o jovem médio foi 'forçosamente' substituído por Zeno Debast, tratando-se, por isso, de mais uma 'dor de cabeça' para Rui Borges.
Incapacidade para contrariar
Já depois de ter lançado Alexandre Brito para o lugar de Hjulmand, Rui Borges apostaria depois em Maxi Araújo e Afonso Moreira, até que surgiu uma nova contrariedade.
Perto da hora de jogo, Rui Silva cometeu grande penalidade sobre Adeyemi, mas redimiu-se de imediato ao defender o castigo máximo batido por Serhou Guirassy, aos 59 minutos, deixando os adeptos leoninos a fazer a festa no Signal Iduna Park.
Esperava-se que esse fosse o mote para que o leão conseguisse rugir, mas apenas assustou num remate de Alexandre Brito, seguindo-se um novo período de supremacia do Borussia Dortmund, desde uma bola de Reyna ao poste ao golo invalidado a Emre Can por fora de jogo.
O Sporting ainda estreou Lucas Anjos e, só depois disso, Conrad Harder rubricou o primeiro (e único) remate enquadrado à baliza de Gregor Kobel, ficando mesmo pelo caminho, às portas dos 'oitavos' da Champions.
Leia Também: Gestão gera revolução. Eis os onzes do Borussia Dortmund-Sporting
Onzes
Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Ryerson, Nico Schlotterbeck, Emre Can, Daniel Svensson, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Karim Adeyemi, Julian Brandt, Jamie Gittens e Serhou Guirassy.
Sporting: Rui Silva, Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, João Simões, Morten Hjulmand, Biel Teixeira, Geovany Qyenda e Conrad Harder.
Antevisão
O Sporting recebe, esta quarta-feira, o Borussia Dortmund, em jogo a contar para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com os leões a estarem em 'apuros', depois de terem perdido 0-3 na 'primeira parte' no Estádio de Alvalade.
O conjunto liderado por Rui Borges não irá contar com Viktor Gyokeres nem com Francisco Trincão na frente de ataque, por decisão técnica, de modo a gerir o esforço dos atletas.
A série de resultados recentes dos verde e brancos não tem sido a melhor, visto que após a derrota na primeira mão, empataram em casa frente ao Arouca (2-2).
Já o Dortmund também não recuperou da ressaca europeia, visto que foi ao terreno do Bochum, na altura o último classificado da Bundesliga, e foi derrotado por 2-0, resultado que demonstra a instabilidade vivida no clube.
O histórico neste estádio para o Sporting não é, de todo, favorável e, para 'piorar' as contas dos leões, têm uma 'montanha' para escalar para voltar a estar na discussão pela eliminatória de acesso aos oitavos de final da prova milionária.
O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Portugal Continental), no Signal Iduna Park, com arbitragem do italiano Davide Massa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Dortmund-Sporting: 'Missão quase impossível' sem os suspeitos do costume