Em comunicado, a câmara do distrito de Braga refere que nos próximos dias será aberto o concurso público internacional para a conceção, construção e exploração do futuro Estádio Municipal de Famalicão - Complexo Desportivo e Empresarial.
O município sublinha que a estratégia é concessionar os terrenos e a edificação, "desafiando promotores privados a olharem para a área onde estão implantados o [atual] Estádio Municipal e o campo de treinos e a desenvolverem uma proposta que inclua, obrigatoriamente, a construção do novo estádio".
Para o executivo liderado pelo social-democrata Mário Passos, aquela estratégia é a "que está em melhores condições de colocar a obra no terreno, sem envolver financiamento municipal e sem hipotecar o futuro das gerações vindouras".
Os investidores e promotores interessados disporão de um terreno com uma área total máxima de construção de cerca de 85 mil metros quadrados, onde deverá ser obrigatoriamente construído o estádio municipal, um parque de estacionamento e uma área reservada para a construção de um espaço multifuncional.
Segundo o projeto, hoje apresentado, o estádio, que contará com quatro bancadas cobertas, deverá ter uma área mínima de construção de 19.900 metros quadrados e uma lotação de cerca de 10 mil lugares.
Esta área de construção obrigatória poderá ser complementada por um conjunto de construções facultativas, nomeadamente a criação de um complexo empresarial para comércio ou serviços e de uma outra área destinada a estacionamento.
Mário Passos adiantou ainda que em causa está um período de concessão de 53 anos (três no máximo para a construção e 50 para a exploração).
Citado no comunicado, o presidente da SAD do FC Famalicão, Miguel Ribeiro, disse acreditar que este "é um projeto que poderá ser de referência e replicado pelo mundo fora, porque não representa apenas um estádio para se jogar de 15 em 15 dias".
"Pelo que aqui foi apresentado, o estádio e tudo o que o rodeia poderá ser criador de uma nova centralidade para Famalicão, porque o que se pretende é que toda a sua envolvência tenha a capacidade de ser usufruída sete dias por semana", referiu.