Carvalhal quer Sporting de Braga humilde e irreverente para ganhar na Luz

O Sporting de Braga tem de ser humilde mas também irreverente para poder eliminar o Benfica no na quarta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, afirmou hoje o treinador dos minhotos, Carlos Carvalhal.

Notícia

© Lusa

Lusa
25/02/2025 14:40 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Taça de Portugal

Será a terceira vez que as duas equipas se vão defrontar esta época, tendo os minhotos vencido no Estádio da Luz, em Lisboa, para a I Liga (2-1) e os 'encarnados' levado a melhor na meia-final da Taça da Liga (3-0), mas, para Carlos Carvalhal, o jogo de quarta-feira "não tem nada a ver com os outros dois, é um jogo da Taça de Portugal, com características também diferentes".

 

O Sporting de Braga não perde há um mês, tem cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos, o Benfica tem sete triunfos e uma igualdade nos últimos oito, que, para o técnico bracarense, são indicadores de que as duas equipas estão "num bom momento".

"Temos de acreditar muito, trabalhar muito, correr muito, ser humildes e ter consciência que vamos ter momentos em que vamos ter de estar como uma família, bem juntinhos, bem agarrados uns aos outros. Ao mesmo tempo, temos de ter a irreverência suficiente para conseguir assustar a linha defensiva do Benfica e fazer golos para podermos passar à próxima fase", disse Carvalhal, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo dos 'quartos', marcado para quarta-feira.

Para o treinador, "jogar neste tipo de estádios é um dos jogos mais difíceis" do Sporting de Braga.

"Acima de tudo, a nossa equipa tem de continuar a fazer o que tem feito e, fundamentalmente, acreditar que é possível passar", afirmou.

Para o técnico, outro ponto importante é "manter a mesma humildade e os pés no chão" que tem contribuído para o "percurso excelente, principalmente em 2025, e na mesma proporção da humildade alguma astúcia, personalidade e muita ambição".

Em quarto lugar no campeonato, com os mesmos pontos do terceiro, o FC Porto, e a seis do duo da frente, Sporting e Benfica, Carlos Carvalhal recusa assumir qualquer candidatura, mas na Taça de Portugal a ambição é de chegar à final e vencer a prova, tendo mesmo lembrado a conquista da Taça em 2020/21 pelos 'arsenalistas' numa final diante do Benfica (2-0).

"Já vencemos [equipa técnica] uma Taça de Portugal [pelo clube], o Sporting de Braga tem três e gostaríamos de atingir a quarta, mas, para lá chegar, é preciso destronar um adversário fortíssimo, como é o Benfica, a jogar na sua casa. [Em 2020/21] Eliminámos o FC Porto nas meias-finais", recordou.

O treinador deixou elogios ao Benfica -- "melhorou o seu plantel [em janeiro]" -- e ao seu treinador -- "Bruno Lage tem feito um excelente trabalho e apresentado variações de um jogo para o outro".

Bruma saiu de Braga em janeiro para o Benfica e Carvalhal frisou que o internacional português, "um jogador muito perigoso", já estava a fazer "a sua melhor época de sempre em termos de assistências e golos".

"Mas, sinceramente, não nos preocupa um jogador em específico, mas o coletivo do Benfica. Se nos preocuparmos individualmente com cada jogador, jogadores de seleção, de nível muito alto, não jogaríamos, e nós queremos jogar", notou.

Carlos Carvalhal revelou ainda que vai manter Horniceck na baliza, embora tenha frisado que o habitual suplente Tiago Sá "é um excelente guarda-redes".

Niakaté, Vítor Carvalho, Zalazar e Fran Navarro ficaram de fora por lesão do último jogo, mas só o ponta de lança espanhol está disponível para jogo de quarta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 20:45.

Leia Também: Árbitros, favoritismo e a ambição do Benfica. Tudo o que disse Bruno Lage

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nelson Oliveira 'brinca' com polémica: "Câmera da VCI viu o fora de jogo"

FC Porto-Vitória SC

Nelson Oliveira 'brinca' com polémica: "Câmera da VCI viu o fora de jogo"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Esqueci-me de ir à inspeção com o carro. E agora?

Inspeção

Esqueci-me de ir à inspeção com o carro. E agora?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas