Raphinha toca na campainha da Champions e Barcelona elimina Benfica

Águias precisavam de uma remontada em Montjuic, mas foram 'tramadas' por mais um 'show' do ex-Sporting e Vitória SC.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
11/03/2025 19:38 ‧ 11/03/2025 por Miguel Simões

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica não evitou a eliminação nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, esta terça-feira, fruto da derrota por 3-1 (agregado de 4-1), em Montjuic, com Raphinha a tornar-se novamente num pesadelo para a equipa portuguesa.

 

Numa primeira parte de emoções fortes, o ex-Sporting e Vitória SC abriu o ativo ao minuto 11, viu Nicolás Otamendi responder no imediato (13'), mas não tardou em assistir Lamine Yamal para um golaço (27').

Já depois dos golos nos dois jogos na Luz, Raphinha voltou a fazer das suas e 'atormentou' o conjunto de Bruno Lage com o sentenciador 3-1, aos 42 minutos, sem mais mexidas até ao fecho da eliminatória. O Benfica está, assim, fora da Liga dos Campeões.

Otamendi parecia ter dado o mote…

Bruno Lage resolveu apenas fazer duas alterações no onze por comparação ao jogo da primeira mão (0-1) - a troca 'forçada' do castigado Álvaro Carreras por Samuel Dahl e a substituição de Leandro Barreiro por Florentino, enquanto Hansi Flick colocou Ronald Araújo no lugar do suspenso Pau Cubarsí.

Cumprido o minuto de silêncio em memória de Carles Miñarro García, médico do Barcelona que morreu no passado sábado, o conjunto culé entrou mais atrevido e, à terceira ameaça, Raphinha aproveitou um passe açucarado de Yamal para abrir o ativo, provocando o primeiro motivo de festejo em Montjuic.

A verdade é que, na aproximação ofensiva do Benfica imediatamente a seguir, Otamendi beneficiou do pontapé de canto cobrado por Andreas Schjelderup para fazer o empate, relançando a esperança das águias, novamente à distância de um golo de igualar a eliminatória.

Adeptos do Benfica não aprendem e arriscam novo castigo da UEFA por isto

Adeptos do Benfica não aprendem e arriscam novo castigo da UEFA por isto

Águias já haviam sido castigadas pelo comportamento incorreto do público.

Notícias ao Minuto | 18:46 - 11/03/2025

Contudo, o conjunto de Bruno Lage pouco ou nada se aproximou daquela baliza e coube a Yamal a responsabilidade de recolocar o Barcelona na frente, com um golaço aos 27 minutos, desta vez com Raphinha na assistência, até que o internacional brasileiro chegou mesmo ao 3-1, ao minuto 42, para complicar (e de que maneira) a vida dos encarnados.

Muita luta, pouco estofo

Sem alterações ao intervalo, Bruno Lage viu um golo ser anulado por fora de jogo a Vangelis Pavlidis (49') e, pouco depois, optou por lançar Renato Sanches e Zeki Amdouni para os lugares de Kerem Akturkoglu e Schjelderup.

Não se pode dizer que o Benfica não estivesse a lutar, mas o estofo parecia não ser suficiente para sonhar com uma remontada épica, apesar do apoio dos milhares de benfiquistas presentes no setor visitante.

Leandro Barreiro e Andrea Belotti ainda renderam Florentino e Orkun Kokçu, tal como João Rêgo substitiu Tomás Araújo nos instantes finais, mas a eliminatória já estava fechada desde aquele bis sentenciador de Raphinha - ele que já havia marcado nos triunfos na fase de liga (4-5) e na primeira mão (0-1).

Desta forma, o Benfica cai às portas dos 'quartos' da Liga dos Campeões, pelo que deixam de existir equipas portuguesas em prova, restando apenas o Vitória SC na Liga Conferência Europa.

Benfica é eliminado e Cristiano Ronaldo aguenta recorde na Champions

Benfica é eliminado e Cristiano Ronaldo aguenta recorde na Champions

Ángel Di María deixa de ter possibilidade de ultrapassar CR7 no ranking de assistências, pelo menos na presente época.

Notícias ao Minuto | 19:48 - 11/03/2025

Leia Também: Adeptos do Benfica não aprendem e arriscam novo castigo da UEFA por isto

Onzes

Barcelona: Wojciech Szczesny; Jules Koundé, Ronald Araújo, Iñigo Martínez, Álex Baldé; Frenkie de Jong, Pedri González, Dani Olmo; Lamine Yamal, Raphinha e Robert Lewandowski.

Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Florentino, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu, Vangelis Pavlidis e Andreas Schjelderup.

Antevisão

Barcelona e Benfica medem forças, ao final da tarde desta segunda-feira, no Estádio Olímpico Lluís Companys. Feitas as contas, será já a terceira vez que tal acontece, esta temporada, na Liga dos Campeões... e, desta feita, alguém ficará mesmo pelo caminho.

A tarefa dos encarnados está longe de ser simples, desde logo, pelo facto de chegar Espanha em desvantagem, fruto da derrota sofrida na primeira mão dos oitavos de final, por 0-1. Raphinha, ex-Sporting, marcou o golo numa altura em que o adversário até só jogava com dez unidades, dada a expulsão de Pau Cubarsí.

Antes disso, na fase de liga, o desfecho não foi muito diferente. Ás águias perderam, também no Estádio da Luz, por 4-5, às mãos do mesmo 'carrasco', com o internacional brasileiro a dar a 'machadada final' seis minutos depois dos 90.

É, ainda, preciso não esquecer que, fisicamente, os homens de Hans-Dieter Flick estão (pelo menos na teoria, claro está) mais 'frescos', uma vez que o duelo do passado sábado, com o Osasuna, foi adiado na sequência da morte do médico da equipa, Carles Miñarro García.

O Barcelona-Benfica irá contar com a arbitragem do francês François Letexier (o mesmo que apitou o jogo que ditou a eliminação do FC Porto da Liga Europa, perante a AS Roma) e tem apito inicial agendado para as 17h45 (hora de Portugal Continental).

Leia Também: Barcelona-Benfica: Terceiro 'round' e agora alguém ficará mesmo KO

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão viaja para Paris e mostra apoio a João Neves

Madalena Aragão

Madalena Aragão viaja para Paris e mostra apoio a João Neves

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

BYD

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas