Do 8 para o 19 vai um Di María e o Benfica volta a 'colar-se' ao Sporting

As notas do Gil Vicente-Benfica, que atiraram as águias novamente para o mesmo patamar dos campeões nacionais.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
29/03/2025 06:51 ‧ há 3 dias por Miguel Simões

Desporto

Análise

O Benfica 'embalou' para a sétima vitória consecutiva na I Liga, esta sexta-feira, ao bater o Gil Vicente (0-3), num acerto de calendário em que os golos de Fredrik Aursnes e Andrea Belotti antecederam o regresso 'abençoado' de Ángel Di María. Do número 8 para o número 19, o camisola 11 selou a 'colagem' das águias ao Sporting na liderança.

 

O encontro em atraso, referente à 24.ª jornada, não podia ter começado melhor para a equipa de Bruno Lage. Dominante desde o primeiro minuto, o clube da Luz chegou à vantagem por intermédio de Aursnes, a aproveitar da melhor forma a assistência de Bruma, sensivelmente a meio do primeiro tempo (22').

A abrir a segunda parte, Belotti desempenhou o seu papel de ponta de lança e dilatou a vantagem aos 51 minutos, na sequência de um cabeceamento de Nicolás Otamendi. O tento sentenciador, embora o jogo já estivesse resolvido, apareceu aos 90+7', com o recém-entrado Ángel Di María a converter com sucesso uma grande penalidade que o próprio conquistou.

Dessa forma, o Benfica confirmou a tendência que tem registado em Barcelos, onde já não perde desde 2001, enquanto César Peixoto voltou a cair frente à antiga equipa, que já havia travado ao serviço do Moreirense (1-1).

Contas feitas, o Benfica passa a ter os mesmos 62 pontos que o Sporting na liderança, a oito jornadas do fim, enquanto o Gil Vicente mantém-se no 14.º posto, com 23 pontos, tantos como o Estrela da Amadora e o AVS na luta pela manutenção.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Fredrik Aursnes jogou e fez jogar. Autor da primeira grande ocasião das águias, com apenas dois minutos decorridos, o médio norueguês viria a ser o responsável pelo golo inaugural (22'), dando apenas o mote para aquele que foi um triunfo tranquilo da sua equipa. No capítulo do passe, acertou praticamente todos e ainda dispôs de uma outra oportunidade para mexer com o marcador.

Surpresa

Um mês e meio depois, Ángel Di María regressou aos relvados e, já com o jogo resolvido, ainda foi a tempo de deixar um 'cheirinho' da sua magia em campo, ao 'sacar' uma grande penalidade, que tratou de convertê-la em golo logo a seguir (e com classe). De referir ainda que, o avançado argentino - lançado aos 73 minutos - já havia ameaçado o terceiro antes disso.

Desilusão

Zé Carlos já habitou os adeptos do Gil Vicente a grandes exibições, porém, não foi o caso deste encontro. Condicionado desde o minuto 18 pelo amarelo que recebeu, por falta sobre Andrea Belotti à entrada da área, o capitão dos gilistas perdeu a maior parte dos duelos e esteve longe de contribuir para a fluidez ofensiva da sua equipa, contrariamente a outras partidas em que brilhou no corredor direito.

Treinadores

César Peixoto trocou três peças por comparação ao último jogo, mas desde cedo viu a sua equipa a ter dificuldades para importunar o Benfica, dado que apenas chegou à baliza contrária com perigo por uma vez, dentro da primeira parte. As mexidas no segundo tempo - com destaque para a entrada de Fujimoto - pouco ou nada beneficiaram o Gil Vicente, que já havia sido 'traído' com mais um golo do adversário no regresso dos balneários

Bruno Lage surpreendeu ao lançar Andrea Belotti para o lugar de Vangelis Pavlidis e, à semelhança da primeira parte, a chave esteve em entrar igualmente bem no segundo tempo, com uma vantagem de dois golos a permitir uma gestão mais equilibrada nas substituições. Sem perder de vista um sentenciador terceiro golo, a arma lançada a partir do banco (Ángel Di Maria) ainda foi a tempo de fechar o encontro com chave de ouro. 

Árbitro

Miguel Nogueira teve uma noite tranquila e sem casos polémicos. Seguro a apitar as faltas e coerente a puxar do bolso para exibir cartões amarelos, o jovem árbitro da AF Lisboa assinalou ainda uma grande penalidade sobre Di María, nos instantes finais, que parece ter sido uma decisão acertada, apesar das dúvidas.

Leia Também: Benfica impõe a obra ao Gil Vicente e volta a incomodar Sporting no trono

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Redes Sociais

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Bolt

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas