Madeira Island Ultra Trail de 2025 com redução no número de inscritos

A 16.ª edição do Madeira Island Ultra Trail (MIUT) vai ter cerca de 2.600 inscritos, comparativamente aos 3.481 que competiram em 2024, numa prova que foi hoje apresentada e vai decorrer entre 26 e 27 de abril.

Notícia

© João M Faria/MIUT - Madeira Island Ultra Trail

Lusa
16/04/2025 18:51 ‧ há 2 dias por Lusa

Desporto

Trail running

"Em termos de desafios, estratégias e superação organizativa, tivemos de adaptar o percurso por causa dos incêndios em 2024, o que acabou por retirar parte do percurso onde a prova passava", revelou o organizador da prova, Sidónio Freitas, sobre as razões da menor adesão.

 

Em conferência de imprensa nos jardins da Quinta Magnólia, no Funchal, Sidónio Freitas admitiu que a organização pensou em cancelar a prova, que percorre a ilha da Madeira de uma ponta à outra no sentido noroeste-sudeste, algo que apenas não aconteceu devido à "história do trail-running na Madeira" e pela importância da ocasião.

"Em termos económicos, o MIUT tem um impacto muito positivo na economia regional, derramando verbas em todos os concelhos da região", segundo o diretor da prova.

O facto de este ser já um "evento emblemático" na Madeira também deu força à organização, com destaque para a "paisagem apaixonante" e a oportunidade de fortalecer a reputação da ilha como um destino de eleição.

"Temos a faculdade de fazer uma prova na montanha e acabá-la na orla marítima, como não se faz em nenhuma outra parte do mundo", sublinhou Sidónio Freitas.

Com organização a cargo do Clube de Montanha do Funchal (CMO) e apoio de quase 700 voluntários, o MIUT integra a distância de 115 quilómetros, que constitui a prova 'rainha', assim como as corridas de 85, 60, 42 e 16 quilómetros.

Dos cerca de 1600 estrangeiros inscritos, França é o país mais representado, seguindo-se Alemanha, Reino Unido e Polónia, de um total de 67 nacionalidades, sendo este um novo máximo.

Entre os atletas de elite, destaca-se a presença do português Miguel Arsénio e do francês Germain Grangier, no setor masculino, assim como da americana Katie Schide e da alemã Katharina Hartmuth, na vertente feminina.

Pelo segundo ano consecutivo, a corrida de 115 quilómetros, que tem início no Porto Moniz e termina em Machico, faz parte do circuito mundial World Trail Major (WTM), do qual o CMO é sócio fundador.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Craque reconhece craque. Falcao rendido a Rodrigo Mora

FC Porto

Craque reconhece craque. Falcao rendido a Rodrigo Mora

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Rumores crescem. Schumacher vê Verstappen noutra equipa em 2026

Fórmula 1

Rumores crescem. Schumacher vê Verstappen noutra equipa em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas