Na antevisão ao jogo de sábado, o técnico do AVS reconheceu que o momento é de "alerta e responsabilidade" e que "não chega só falar".
"Só dependemos de nós, mas é preciso passar às ações. Todos somos responsáveis e queremos dar a volta por cima e ficar na I Liga, para dar algo positivo aos nossos adeptos, dar tranquilidade àquilo que é o projeto do clube e a toda a gente que está envolvida", disse Rui Ferreira.
O técnico destacou a importância de "olhar cada vez mais para o que a equipa pode e deve fazer, mas não tem feito", o que, em sua opinião, conduziu o AVS a esta sequência negativa de cinco derrotas, com seis golos sofridos nas primeiras partes dos jogos mais recentes, frente ao Sporting de Braga e Estoril Praia.
"É sempre negativo começar os jogos a sofrer golos, mas temos de ser fortes, saber lidar com isso, importando muito o equilíbrio emocional dos jogadores. Não temos tido essa capacidade de resposta afirmativa, mas trabalhamos no sentido de injetar confiança, para que os jogadores possam andar para a frente", analisou.
Para melhorar esse registo, Rui Ferreira disse ser "importante traduzir isso dentro de campo diariamente no trabalho, nos comportamentos, nas abordagens aos treinos, aos exercícios, àquilo que é a leitura do adversário, o que se deve e pode fazer".
"Temos tido algum défice nesse sentido", reconheceu o técnico, sem deixar de manifestar confiança nos jogadores e na capacidade de trabalho, convicto de que o AVS vai "dar a volta neste jogo, que é fundamental", porque "os três pontos frente ao Casa Pia são muito importantes".
Reconhecido à estrutura pela confiança manifestada no início da semana, em conferência de imprensa, Rui Ferreira prometeu, "enquanto líder, fazer tudo para que o AVS alcance a permanência na I Liga", insistindo na ideia de que o trabalho é o caminho.
"Só nos compete mostrar essa gratidão e confiança através de trabalho, fazendo-o bem. Mas isto é um todo, essencialmente os intérpretes, os jogadores, quem está lá dentro, pois eles traduzem em campo aquilo que pode ser uma boa ou má ideia trabalhada durante a semana", concluiu.
Gerson Rodrigues e Piazón, lesionados, vão falhar o jogo, numa lista de indisponíveis extensiva a Gustavo Assunção, que vai cumprir castigo.
O AVS, no 16.º lugar, em zona de play-off de permanência, com 23 pontos, defronta o Casa Pia, oitavo classificado, com 40, no sábado, no estádio do Clube Desportivo das Aves, às 15:30, num jogo que terá arbitragem de Pedro Ramalho, da associação de Évora.
Leia Também: Casa Pia vai às Aves com "fome" para bater o recorde de pontos na I Liga