Viktor Gyokeres tem sido um autêntico fenómeno, em Portugal, desde que chegou ao Sporting. O sueco é imparável em frente à baliza e tem uma relação muito saudável com o golo, tendo já 95 em apenas 98 partidas de leão ao peito.
Além da temporada fantástica que está a fazer ao serviço dos leões, o nórdico tem a marca de Cristiano Ronaldo e Erling Haaland na mira, uma vez que se pode tornar no jogador mais rápido na Europa a chegar aos 100 golos por um só clube e tem seis jogos para fazer cinco tentos para alcançar esse registo histórico, dado que os nomes acima precisaram de 105 partidas.
Os números que falam por si (e impressionam)
O camisola 9 do Sporting já leva 38 golos nesta edição da I Liga e, com três encontros por disputar, procura chegar ao recorde de Mário Jardel, que faturou por 42 vezes em 2001/02.
Após mais um póquer frente ao Boavista, este domingo, o ponta-de-lança ultrapassou o histórico Yazalde na média de golos por jogo, uma vez que o argentino teve 0,96 e o nórdico tem de momento 0,97, estando ainda longe dos registos de Sidónio Silva (1,48) e de Peyroteo (1,62).
Com esta veia goleadora, Gyokeres até já marcou mais golos do que 11 equipas do campeonato português: Moreirense (36), Casa Pia (35), Rio Ave (33), Santa Clara (31), Gil Vicente (31), Arouca (30), Nacional (28), Estrela da Amadora (24), AVS (23), Boavista (20) e Farense (20).
O jogador proveniente do Coventry City já chegou aos 52 golos na temporada, em todas as competições, estando a seis de igualar o registo máximo de Peyroteo pelo clube de Alvalade numa só época, tendo já marcado três golos ou mais a adversários em seis ocasiões distintas (Estrela da Amadora, Vitória SC, Farense, Manchester City, Moreirense e Boavista).
A liderança na corrida da Bota de Ouro
Viktor Gyokeres é o atual líder da Bota de Ouro, tendo a competição de Mohamed Salah e Robert Lewandowski, estando com uma grande vantagem no que a golos diz respeito, mas o coeficiente de pontos não favorece o avançado da I Liga, uma vez que a competição portuguesa dá 1.5 pontos por cada golo marcado, enquanto que, tanto a espanhola como a inglesa dão 2 pontos, o que faz os tiros certeiros dos 'rivais' do sueco valerem muito mais.
Para colocar os números em perspetiva, o extremo do Liverpool conta com 'apenas' 28 tentos e Lewandowski tem 25. Se não existisse esta diferença nos pontos dados a cada golo, a vantagem do sueco seria de 20 pontos em vez do ponto único que o separa do egípcio.
O goleador da equipa de Rui Borges pode alcançar algo que já não acontece desde 2001/02, quando Mário Jardel venceu a Bota de Ouro na Liga portuguesa, ao serviço do Sporting, quando ainda não havia a diferença de coeficientes.
Gyokeres tem feito tudo isto numa época conturbada em termos de mudanças de treinadores no clube leonino e, importante não esquecer, com uma recuperação de uma cirurgia ao joelho esquerdo, que teve lugar no passado mês de maio, tendo alcançado o melhor momento de forma da carreira.
Leia Também: Salah faz frente a Gyokeres e explica: "Desde que me deixem descansar..."