É no campo que o futebol se decide e é este domingo que os principais protagonistas vão ser chamados ao filme principal. Benfica e FC Porto entram em campo, às 20h00, num Clássico que poderá ser decisivo nas contas para o título.
Sérgio Conceição e Rui Vitória desvalorizaram o caráter decisivo da partida referente à 30.ª jornada, embora admitam que é um jogo importante para as aspirações das suas equipas. Com várias dúvidas devido a lesões, os treinadores vão esperar até à hora do jogo para as desfazer.
Rui Vitória
Jogo decisivo: "É um jogo importante para as duas equipas, mas não coloco um caráter decisivo. Ao longo do campeonato nunca sabemos que jogo é decisivo. Podemos olhar para trás e ver que aqui ou ali era um jogo decisivo. Até final, vai haver disputa de pontos. É importante, mas não decisivo".
Jonas: "Vai estar convocado. Se fosse hoje não jogaria. Amanhã vamos ver. Três cenários podem colocar-se: Jogar os 90 minutos, estar no banco e poder entrar, ou não estar em condições".
Preparação psicológica especial: "Não senti essa necessidade. Os jogadores já têm, muitos deles, experiência nestes ambientes e tem os pré-requisitos para estes jogos. Alguns jogadores já trabalham comigo há mais de dois anos e sabem estar perante estes contextos. É preciso ter cabeça e ter coração. São os dois pratos da balança que têm de se equilibrar".
Sérgio Conceição
Marega e Corona: "Não sei, de forma direta. Vamos ver até à hora do jogo. O Corona treina com a equipa de forma condicionada há três ou quatro dias. O Marega está mais difícil."
Exame final?: "(risos). O exame final será na última jornada. O campeonato vai se disputar até lá. Aí sim, será o exame final, se assim podemos dizer. Eu gosto de testes e desafios. Desde de miúdo que estou habituado a ter desafios na vida e nunca me escondi de nada. Estes desafios são ótimos. Chegar ao domingo é o concluir de uma semana de trabalho e de desafios. Estou focado naquilo que foi o trabalho da semana para chegarmos à Luz e ganhar o jogo".
Não perder ou ganhar obrigatoriamente?: "Os jogos são preparados para ganhar os três pontos. Ninguém tem uma estratégia para empatar. Acho que vai ser um jogo bastante equilibrado entre duas excelentes equipas".
Último onze do Benfica: Bruno Varela, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Zivkovic, Rafa, Cervi e Jiménez.
Último onze do FC Porto: Casillas, Ricardo, Marcano, Felipe, Alex Telles; Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio; Brahimi, Soares e Aboubakar.
Forma
Benfica: VVVVV
FC Porto: VDVDE
Maior vitória na Liga
Benfica: Vitória de Setúbal (6-0) Jornada 12
FC Porto: Rio Ave (5-0) Jornada 23
Maior derrota na Liga
Benfica: Boavista (1-2) Jornada 6
FC Porto: Belenenses (0-2) Jornada 28
Lesionados e castigados
Benfica: Jonas (em dúvida), Grimaldo (em dúvida), Krovinovic (lesionado)
FC Porto: Corona (em dúvida), Marega (em dúvida), Danilo (lesionado)