O Clássico das interrogações geradas pelos goleadores

Jonas e Marega são as maiores dúvidas de águias e dragões para um jogo que promete ser escaldante.

Notícia

© Global Imagens

Fábio Aguiar
15/04/2018 08:12 ‧ 15/04/2018 por Fábio Aguiar

Desporto

Benfica Porto

A cinco jornadas do fim do campeonato, todos os caminhos vão dar à Luz este domingo. Benfica e FC Porto protagonizam aquele que é considerado por muitos com o jogo do título, num clássico escaldante e para o qual existem ainda várias dúvidas de parte a parte. No entanto, são os maiores goleadores de águias e dragões que geram os principais pontos de interrogação e dão 'dores de cabeça' a Rui Vitória e Sérgio Conceição.

Do lado dos encarnados, Jonas é a grande preocupação. O melhor marcador do campeonato (33 golos) falhou a visita a Setúbal na última jornada, trabalhou condicionado durante toda a semana e na véspera do encontro ainda criava indefinição. 

"Vai estar convocado. Se fosse hoje não jogaria. Amanhã vamos ver. Três cenários podem colocar-se: Jogar os 90 minutos, estar no banco e poder entrar, ou não estar em condições", referiu Rui Vitória na conferência de imprensa de antevisão à partida. Além do avançado brasileiro, também Grimaldo esteve a contas com alguns problemas físicos, treino de forma limitada e também está em dúvida para a receção aos dragões. No entanto, à semelhança de Jonas, o lateral também integrou a convocatória. 

Curiosamente, no FC Porto também é o melhor marcador que desperta preocupação. Moussa Marega integra a lista de eleitos para o clássico, seguiu viagem com a comitiva azul e branca rumo a Lisboa, mas ainda não é certo que possa entrar nas contas de Sérgio Conceição. Afastado desde o embate com o Sporting, a 3 de fevereiro, o maliano continua a ser o maior goleador portista, com  20 remates certeiros na Liga Portuguesa, que lhe conferem o último lugar do pódio da tabela dos artilheiros, atrás de Jonas (33) e Bas Dost (24). 

Além de Marega, há também um jogador que não tem certa a presença no encontro com as águias. Corona tem estado igualmente a cumprir um plano de recuperação, também foi chamado, mas continua em dúvidas. "Não sei, de forma direta. Vamos ver até à hora do jogo. O Corona treina com a equipa de forma condicionada há três ou quatro dias. O Marega está mais difícil", admitiu Sérgio Conceição em conferência de imprensa.  

Estratégias intactas

Apesar das dúvidas individuais, existem totais certezas... coletivas. Segundo informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, Rui Vitória e Sérgio Conceição não deverão alterar aquilo que são as dinâmicas e os sistemas habituais de Benfica e FC Porto. Nos encarnados, o 4x3x3 está solidificado e será com essa disposição das peças que as águias irão entrar este domingo na Luz. A principal mudança poderá passar pela inclusão de Salvio numa posição que tem sido de Rafa nos últimos jogos. Quase dois meses depois de ausência devido a lesão, o argentino regressou à competição na receção ao V. Guimarães, participou no último quarto de hora da visita ao Bonfim - ganhou o penálti que acabaria por dar o triunfo (2-1) - e está totalmente apto para poder ser a grande surpresa no onze encarnado. 

Já o FC Porto deverá também manter o 4x4x2, sistema mais utilizado desde que Sérgio Conceição assumiu o comando da equipa. Dados os difíceis regresso de Marega e Corona, o mais provável é que o técnico portista opte por voltar a lançar Soares como companheiro de ataque de Aboubakar, com Ricardo Pereira a desempenhar as funções de médio-ala. Uma estratégia já usada várias vezes esta temporada e que poderá ser repetida até como uma forma de reforçar o lado direito, com Maxi Pereira como lateral, perante a capacidade ofensiva da ala esquerda encarnada, constituída por Grimaldo e Cervi. 

Onzes prováveis: 

Benfica: Bruno Varela; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Zivkovic; Cervi, Salvio e Jonas.

FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Herrera, Brahimi e Ricardo Pereira; Soares e Aboubakar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas