O novo membro da família Vidigal que está a encantar na Holanda

Internacional sub-20 português faz o balanço da brilhante época de estreia no Fortuna Sittard, conta a sua história e revela todos os sonhos numa entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.

Notícia

© Facebook

Fábio Aguiar
20/04/2018 08:03 ‧ 20/04/2018 por Fábio Aguiar

Desporto

Exclusivo

Tem nome de craque e 'carrega' nas costas todo o legado de uma das famílias mais famosas do futebol português. Aos 19 anos, André é o mais novo dos históricos Vidigal e aquele que promete voltar a fazer sonhar pais, irmãos e tios. Para já, não podia estar no melhor caminho! Em época de estreia no Fortuna Sittard, líder da Segunda Divisão da Holanda, o avançado tem encantado e os 10 golos em 29 jogos servem de cartão de visita para um jogador que já está debaixo dos holofotes de grandes clubes europeus.

"Estou muito feliz com o momento. Tive um grande começo a nível coletivo e individual, preparámo-nos muito bem fisicamente, conseguimos, como grupo, entrosar-nos, e isso foi muito importante para o bom início de época", começou por dizer o jovem, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, preferindo sempre falar... pela equipa. "Eu vim com a expetativa de jogar com maior regularidade, ter mais minutos para me mostrar e para demonstrar o meu valor, pois nesta idade é fundamental, e estou muito contente porque estou a conseguir superar-me graças aos meus companheiros que muito me têm ajudado."

Notícias ao MinutoAndré Vidigal soma internacionalizações pelos sub-18, sub-19 e sub-20 de Portugal.© FPF

Filho de Beto Vidigal e sobrinho de Luís, Toni, Lito e Jorge Vidigal, André nasceu com a paixão do futebol. A 'influência' dos familiares levou-o cedo ao sonho de um dia lhes seguir as pisadas e... assim foi. "Via muitas fotografias, muito vídeos, cheguei mesmo a ver alguns jogar e desde pequenino que gostei da bola e de jogar futebol. Um dos meus sonhos já foi concretizado, que era ser jogador profissional, consegui, foi um dos dias mais felizes da minha vida, e não tenho nenhuma pressão em cima. Só lhes quero mostrar que sou mais um membro da família que quis levar o nosso nome o mais alto possível", sublinhou, antes de eleger o seu maior apoio: "São eles, claramente. Dão-me muitos conselhos, porque sabem o que é isto, já passaram por tudo e conhecem muito bem o mundo do futebol, ajudam-me imenso e falamos várias vezes, quer o meu pai, quer o meu tio Luís, com quem converso quase todos os dias. E isso faz com que aprenda todos os dias."

Formado no Elvas, André Vidigal deu o salto para os júniores da Académica em 2015.Na temporada transata estreou-se pela equipa principal da Briosa, na 2.ª Liga, realizou cinco jogos, mas no passado defeso decidiu aceitar o convite para emigrar e, com esse intuito de ter mais oportunidades, foi cedido ao emblema de Sittard-Geleen, do sudeste da Holanda. "Tinha o sonho de jogar noutros campeonatos, mas não esperava que fosse já. Apareceu esta possibilidade e achei que devia tentar uma nova experiência. Vim sem receio e acreditei em mim. O estilo do futebol aqui beneficia-me. Joga-se muito ao ataque, há muitos golos e o futebol é muito ofensivo. As equipas do fundo da tabela, por vezes, complicam muito a vida aos adversários, porque se fecham, metem bloco baixo e é difícil entrar, mas isso é o normal. O jogo em si é atacante, com jogadores rápidos, tecnicamente muito evoluídos e identifico-me bastante", analisou, admitindo, porém, algumas dificuldades na adaptação.

Notícias ao MinutoAndré Vidigal estreou-se na última época pela equipa principal da Académica, na 2.ª Liga.© Facebook

"Vim para cá sozinho, foi complicado, mas tudo isso passou. É a minha vida, é por isto que eu quero lutar e tenho a certeza que isto me faz crescer. As coisas estão bem, a vida aqui é bastante boa, as pessoas são muito simpáticas, todos os dias, quando vou à cidade, falam comigo, estão preocupadas com o meu bem-estar e isso deixa-me muito feliz. É muito bom ter esse apoio. Depois disso, a adaptação tornou-se mais fácil, até porque encontrei dois companheiros portugueses que me ajudaram imenso. Acolheram-me no grupo e estou grato a eles. Além disso, o jogador português é sempre muito acarinhado, pois reconhecem-nos um enorme potencial", acrescentou.

Cobiça dos 'tubarões' não faz descolar os pés do chão

Dado o excelente rendimento logo desde o arranque de campeonato e o crescente assédio de clubes de maior dimensão na Holanda, o Fortuna Sittard optou por exercer o direito de opção de compra de André Vidigal logo no início do empréstimo. No entanto, os golos, as assistências e os momentos de magia do jovem têm despertado cada vez mais o interesse de outros colossos e deixado o futuro numa incógnita. O extremo, garante, não 'perde' tempo a pensar em possibilidades, sublinha estar "muito feliz" e apenas focado em "trabalhar cada vez mais e melhor". "O meu futuro está nas mãos de Deus. Para já, estou focado no Fortuna, quero terminar a época em grande e depois logo se vê", vincou.

Notícias ao MinutoAndré Vidigal, aqui ao lado do pai, Beto Vidigal, tem na família o seu maior suporte.© Facebook

Barcelona, Cristiano Ronaldo e... o Mundial

Internacional sub-20 por Portugal, André Vidigal sonha em grande. O craque não esconde a ambição de chegar ao topo, mas mantém... os pés assentes no chão. "Sonho conquistar a Liga dos Campeões e chegar aos maiores clubes do mundo, como o Barcelona, que é uma equipa que gosto imenso de ver jogar. Chegar à Seleção A e ser campeão do Mundo também são sonhos, mas isso só o irei conseguir com trabalho e foco", frisou o jogador, nomeando Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar como as maiores referências. A finalizar, o novo prodígio da família Vidigal deixou ainda um desejo para uma nova conversa com o Desporto ao Minuto... daqui a cinco anos: "Espero que falemos da minha chegada ao topo, dos títulos conquistados e dos muitos sonhos realizados."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Óbito

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas