O Banco de Portugal reuniu-se com operadores FinTech para debater as oportunidades e desafios suscitados pela nova Diretiva de Serviços de Pagamentos (DSP2), que está em processo de transposição para a legislação nacional. Isto, depois de o supervisor ter anunciado, em maio, a criação de um canal dedicado às FinTech.
A reunião insere-se no plano de ação definido pelo Banco de Portugal em matéria de inovação tecnológica no setor financeiro, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
“A DSP2 vem contribuir para a criação de um mercado único para os serviços de pagamento, que seja simultaneamente seguro (para prestadores de serviços e utilizadores), eficiente, inovador e promotor da concorrência. Em particular, a prestação dos novos serviços de iniciação de pagamentos e de acesso às contas de pagamento representam novas oportunidades para as Fintechs e, em última instância, novas soluções para os consumidores”, afirmou o administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino que presidiu ao encontro.
Depois desta primeira reunião com as FinTechs, o Banco de Portugal organizará uma nova edição, desta vez no Norte do país, em data ainda a definir.