A Apple tornou-se esta quinta-feira na primeira empresa norte-americana a superar o bilião de dólares (cerca de 856 mil milhões de euros) de valor de mercado, avança a Bloomberg. As ações da gigante de Cupertino cresceram hoje 2,8%, com cada ação a valer 207 dólares (177 euros). Foram os ganhos gerados com esta subida nas ações que empurraram a Apple para este marco em termos de valorização de mercado.
No final de 2007, a PetroChina superou brevemente a capitalização de mercado de um bilião de dólares. Algo não durou. A petrolífera chinesa foi afetada pela quebra no preço do petróleo devido à crise financeira.
Há outras gigantes tecnológicas que estão próximas deste marco atingido pela Apple. A Amazon, a Microsoft e a Alphabet, que detém a Google, valem todas mais de 800 mil milhões de dólares (685 mil milhões de euros).
A venda de iPhones 8 ou X foram outro dos fatores que ajudou a Apple a chegar a este valor de mercado, mas alguns analistas consideram que a empresa precisa de um novo produto que mantenha os lucros a voar. O que deverá acontecer com a apresentação de, pelo menos, um novo iPhone até final do ano.