Sindicato pede contratações imediatas no metro de Lisboa

Trabalhadores do metro de Lisboa pediram hoje contratações imediatas na empresa, recusando "festas para lançamento" da compra de novo material circulante, "que só chegará em 2021".

Notícia

© iStock

Lusa
26/09/2018 14:24 ‧ 26/09/2018 por Lusa

Economia

Funcionários

 

As reivindicações constam de um documento entregue hoje de manhã a passageiros do metro e depois ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, com quem o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) se reúne ao final da tarde.

À porta da estação de metro do Alto dos Moinhos, onde decorreu a cerimónia de lançamento do concurso para compra de material circulante e sistema de controlo automático de comboios, um grupo de trabalhadores abordou brevemente o ministro e o primeiro-ministro, entregando-lhes as reivindicações.

"Não precisamos de festas para lançamento da aquisição do novo material circulante que só chegará em 2021, o necessário é admissão de novos trabalhadores, já", lê-se no documento.

Na intervenção que fez no lançamento do concurso, o ministro do Ambiente aludiu à questão, referindo que a autorização para a contratação de novos trabalhadores será dada "a muito breve trecho".

O presidente do conselho de administração do Metropolitano, Vítor Domingos dos Santos, por seu turno, disse que só com "o esforço dos trabalhadores" foi possível à empresa enfrentar um período de "quase ausência de investimento".

No documento distribuído, o sindicato afirma que o Governo e a Administração do Metropolitano prometeram até ao final de maio a contratação de 30 trabalhadores para apoiar os utentes nas estações e 23 para as equipas de manutenção.

O concurso hoje lançado representa um investimento de 127 milhões de euros na compra de 14 unidades triplas e um novo sistema de controlo automático dos comboios.

O Metropolitano de Lisboa aponta 2025 como data limite para entrada em funcionamento do novo equipamento.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas