UE aloca 67 milhões para estender missão de segurança no Mali até 2021

O Conselho da União Europeia (UE), onde estão representados os Estados-membros, decidiu hoje prorrogar a missão de segurança em Sahel, no Mali, até 14 de janeiro de 2021, alocando uma verba de cerca de 67 milhões de euros.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/02/2019 17:00 ‧ 21/02/2019 por Lusa

Economia

Verbas

Em comunicado, este organismo informa que "prorrogou hoje o mandato da missão da UE EUCAP Sahel Mali até 14 de janeiro de 2021 e dotou-a de um orçamento de cerca de 67 milhões de euros para esse período".

Portugal integra esta missão, atualmente, com um total de 12 militares (oito no quartel-general, em Bamaco, e quatro na equipa de formação), de acordo com informação na página oficial do Estado Maior General das Forças Armadas.

"A missão civil EUCAP Sahel Mali presta apoio e aconselhamento às forças de segurança interna do Mali na implementação da reforma do setor da segurança definida pelo governo", recorda o Conselho da UE, falando ainda na "formação e aconselhamento estratégico à polícia" nacional e aos "ministérios competentes deste país".

Esta missão foi lançada a 15 de abril de 2004, tendo quartel-general em Bamaco, no Mali.

O Conselho da UE adianta que, no âmbito desta missão, estarão na região 144 agentes internacionais e 65 agentes locais a partir de 01 de março deste ano.

Naquela região estão ainda em curso duas missões da UE para a restruturação e a reorganização das forças armadas do Mali através de ações de formação e de aconselhamento e para a luta contra a criminalidade organizada e o terrorismo no Níger.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas