A lei diz que os proprietários dos terrenos têm de os limpar até ao dia 15 de março e quem não o fizer fica sujeito ao pagamento de uma multa. No entanto, esta limpeza custa entre 250 e 1.000 euros aos bolsos dos portugueses.
A conclusão é da Fixando, uma plataforma destinada à contratação de serviços locais, e revela ainda que a limpeza dos terrenos foi o 11.º serviço mais procurado no site.
"Em fevereiro de 2018, esta categoria chegou mesmo a assinalar um aumento de 200%. E este ano promete seguir o mesmo caminho", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Recorde-se que as operações de limpeza das florestas, reflorestação e de adaptação florestal às alterações climáticas vão ter benefícios fiscais em sede de IRC e IRS, com uma majoração em 40% dos encargos, segundo uma portaria.
Na semana passada, sublinhe-se, a GNR deu início à operação 'Floresta Segura' que tem como objetivo alertar e sensibilizar as populações para a limpeza da vegetação à volta das edificações e junta militares, bombeiros, sapadores florestais e autarcas.