Os contribuintes que submeteram o IRS automático já começaram a receber os reembolsos, confirmou ao Notícias ao Minuto o presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos, Paulo Ralha. Isto acontece depois de o Governo ter anunciado que iriam ser emitidos mais de meio milhão de reembolsos até ao final desta semana.
Os primeiros a receber são os contribuintes abrangidos pelo IRS automático e que validaram a declaração logo no arranque do período para a entrega da declaração, ou seja, no dia 1 de abril.
No final de março, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse esperar que o prazo médio para o reembolso do IRS automático se mantivesse próximo dos 11 dias, como sucedeu em 2018.
Para os restantes contribuintes que não estão abrangidos pelo IRS automático - e que entregaram o Modelo 3 nos moldes habituais - a expectativa é que o prazo para o reembolso ronde os 16 dias, pelo que os primeiros 'cheques' devem começar a cair na próxima terça-feira.
A entrega da declaração anual do IRS começou no primeiro dia de abril e vai decorrer até ao dia 30 de junho, contando este ano com mais um mês face ao ano passado.