Portugal registou um excedente de 178,5 milhões nos primeiros três meses do ano, valor que equivale a 0,4% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatísticas.
"A necessidade de financiamento das Administrações Públicas (AP) diminuiu para 0,1% do PIB no ano terminado no 1º trimestre de 2019. Tomando como referência valores trimestrais, o saldo das AP foi positivo no 1.º trimestre de 2019, fixando-se em 0,4% do PIB (-1,0% em igual período do ano anterior)", pode ler-se no relatório do INE.
Esta melhoria resulta de uma maior subida das receitas face às despesas, tal como explica o INE. "Face ao trimestre homólogo, no 1.º trimestre de 2019 a despesa total e a receita total aumentaram 2,6% e 6,2%, respetivamente".
Em termos de comparação homóloga, no primeiro trimestre do ano passado Portugal tinha registado um défice de 1%, de acordo com os dados da agência de estatísticas.
As previsões mais recentes do Governo, adiantadas no Programa de Estabilidade 2019-2023, apontam para um défice de 0,2% no conjunto do ano - mas ainda é cedo para comparar projeções.
Em comunicado, o gabinete do ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que o responsável pelas contas públicas vai comentar estes números às 12h30, no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
[Notícia atualizada às 11h23]