O Governo divulgou, esta terça-feira, quais são as profissões que dão desconto no IRS a residentes não habituais. A lista, publicada em Diário da República, inclui agora agricultores, construtores e especialistas em floresta, entre outros. Esta revisão, sublinhe-se, tem como objetivo responder às necessidades da economia portuguesa.
"Na sequência do trabalho desenvolvido conjuntamente entre áreas governativas das Finanças, da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, procede-se a uma revisão profunda da tabela de atividades constante da referida portaria, por forma a alinhar as atividades que dela constam com o valor acrescentado para o mercado de trabalho nacional, devido a competências especializadas ou dificuldades de recrutamento", pode ler-se no diploma.
Profissões como a de arquitetos, psicólogos ou geólogos foram excluídas da lista. Por outro lado, médicos dentistas ou especialistas em floresta passam a fazer parte da seleção, de acordo com o mesmo documento.
Esta revisão à tabela poderá ser realizada daqui por três anos, segundo o diploma: "Em função da avaliação da evolução da situação económica do país, a tabela de atividade de elevado valor acrescentado poderá ser revista no prazo de três anos", pode ler-se.