Os sindicatos dos bancários vão avançar para greve para reivindicar um aumento dos salários, após as instituições terem recusado as propostas de revisão aos contratos salariais no setor. Os sindicatos aprovaram a utilização ao fundo de greve, algo que não era feito desde há 30 anos. A data ainda não foi definida.
"O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) aprovaram, junto das respetivas direções, a realização de uma greve de trabalhadores bancários perante a recusa das instituições bancários de aceitar as propostas de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho. Foi também aprovado o recurso ao fundo de greve, que será utilizado pela primeira vez desde 1989", pode ler-se num comunicado conjunto a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Ora, a decisão dos três sindicatos surge depois da apresentação de propostas de atualização de salários que foram recusadas pelas instituições, de acordo com o mesmo comunicado.
O recurso ao fundo de greve, sublinhe-se, tem como objetivo "compensar os associados que aderirem a esta medida". Ainda assim, os sindicatos salvaguardam que estão dispostos a negociar na reunião de quarta-feira, dia 25 de julho.