Sindicatos dos bancários avançam para greve por aumentos nos salários

Os sindicatos aprovaram a utilização ao fundo de greve, algo que não era feito desde há 30 anos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
24/07/2019 15:05 ‧ 24/07/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

bancários

Os sindicatos dos bancários vão avançar para greve para reivindicar um aumento dos salários, após as instituições terem recusado as propostas de revisão aos contratos salariais no setor. Os sindicatos aprovaram a utilização ao fundo de greve, algo que não era feito desde há 30 anos. A data ainda não foi definida. 

"O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) aprovaram, junto das respetivas direções, a realização de uma greve de trabalhadores bancários perante a recusa das instituições bancários de aceitar as propostas de revisão do Acordo Coletivo de Trabalho. Foi também aprovado o recurso ao fundo de greve, que será utilizado pela primeira vez desde 1989", pode ler-se num comunicado conjunto a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Ora, a decisão dos três sindicatos surge depois da apresentação de propostas de atualização de salários que foram recusadas pelas instituições, de acordo com o mesmo comunicado. 

O recurso ao fundo de greve, sublinhe-se, tem como objetivo "compensar os associados que aderirem a esta medida". Ainda assim, os sindicatos salvaguardam que estão dispostos a negociar na reunião de quarta-feira, dia 25 de julho. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas