Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

China ligou aos EUA para 'travar' conflito e retomar as negociações

Isto acontece depois de a escalada das tensões comerciais entre os dois países se ter intensificado no final da semana passada.

China ligou aos EUA para 'travar' conflito e retomar as negociações
Notícias ao Minuto

08:57 - 26/08/19 por Notícias ao Minuto

Economia Guerra comercial

A escalada das tensões comerciais entre os EUA e a China tem vindo a intensificar-se, mas a Bloomberg revela esta segunda-feira que o presidente chinês ligou ao homólogo norte-americano, para que ambos pudessem retomar as negociações.

"A China ligou ontem à noite (...). Disse: 'vamos voltar para a mesa de negociação', logo, voltaremos (...). Vamos começar a negociar novamente muito em breve", disse Trump à margem da cimeira do G7, em Biarritz, no sudoeste da França.

Certo é que estas declarações vêm aliviar a escalada da tensão comercial entre os dois países que ganhou ímpeto no decorrer da semana passada. 

A China anunciou, na sexta-feira, que vai aplicar tarifas comerciais no valor de 75 mil milhões de dólares sobre os bens norte-americanos. 

De acordo com o Financial Times, as tarifas anunciadas pela China são de 5% ou 10% num total de 5.078 produtos provenientes dos EUA, o que faz escalar a tensão comercial entre os dois países. 

Pouco depois, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um aumento das taxas aduaneiras para os produtos chineses de 10% para 15% e que os atualmente taxados a 25% subirão para 30% em outubro.

Os produtos vindos da China, a partir de 01 de setembro, que eram taxados a 10%, passarão a ter uma taxa aduaneira de 15%, ao passo que outros, que atualmente são taxados a 25%, passarão a ter um imposto de 30% a partir de 01 de outubro, incidindo sobre cerca de 550 milhões de dólares de vendas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório