Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Se já está a preparar a Web Summit, veja este 'manual de sobrevivência'

Falta menos de um mês para a Web Summit e há quem já esteja a preparar-se para o maior evento de tecnologia que acontece em Portugal. É o seu caso?

Se já está a preparar a Web Summit, veja este 'manual de sobrevivência'
Notícias ao Minuto

07:30 - 13/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia Websummit

Falta menos de um mês para a Web Summit e, por isso, há quem já esteja a preparar-se para o maior evento de tecnologia que acontece em solo nacional, mais propriamente no Parque das Nações, em Lisboa.

Se é a sua primeira vez no evento ou, simplesmente, se quer melhorar a sua participação veja este 'manual de sobrevivência', preparado pela Adecco, em conjunto com a sua equipa de especialistas.

  1. Faça o seu trabalho de casa - "Faça uma pequena pesquisa. Reserve um tempo da sua agenda para saber exatamente quais são as empresas, organizações e recrutadores que estarão presentes e onde e quando. Google as empresas que despertam o seu interesse e veja para que funções estão a recrutar. Faça a sua lista do top 5, 10, 15. Como terá pesquisado as empresas com antecedência, poderá iniciar conversas mais facilmente quando a oportunidade surgir."
  2. Vestido para o sucesso - "O que veste é um fator importante que influencia a primeira impressão que causa nos potenciais empregadores. Vista-se como se fosse para uma entrevista. Business casual geralmente é a melhor aposta para um espaço destes. Pense em usar umas boas calças ou uma saia e uma camisa ou blusa de colarinho. Evite usar roupas e acessórios exagerados. Não seja muito casual nem muito formal. Este não é o lugar para jeans e um capuz. Nem é o lugar para um smoking."
  3. Leve o seu CV ou uma apresentação de portefólio - "Obviamente, nunca vá sem o seu currículo ou sem a sua apresentação. Quando um empregador interessado pede um e não tem, pode perder uma boa oportundiade de impressionar."
  4. Planeie a sua agenda - "Assim que chegar ao Web Summit planeie a sua visita, dando prioridade de acordo com a sua lista e ordem de interesses. Confirme se as empresas em que está interessado estão lá e verifique se novas empresas foram adicionadas entretanto. Provavelmente é uma aposta segura se reunir com as principais empresas primeiro e depois visitar outras. De qualquer forma, ter um plano torna-o mais produtivo."
  5. Empregadores de 'entrevistas rápidas' - "Use o Web Summit como uma oportunidade para conhecer várias empresas num curto período de tempo. E certifique-se de que eles também o conhecem. Aumente a sua ambição, experiência e habilidades, enquanto coloca todas as dúvidas e questões. Dessa forma, é uma mais-valia para ambas as partes. Encontre um meio termo em que sinta que deixou uma boa impressão (e o seu currículo, é claro), mas não os amarrou a uma longa conversa."
  6. Ouça - "Num ambiente movimentado, ruidoso e rápido, é fácil distrair-se. Isso é bom até certo ponto, mas lembre-se de aumentar o foco em determinados momentos. O momento mais importante é conversar com os potenciais empregadores, principalmente quando faz perguntas. Deve ouvir atentamente e tomar notas mentais para determinar o seu melhor caminho. Não basta fazer perguntas para manter a conversa. Faça perguntas significativas e ponderadas e avalie cada resposta."
  7. Faça o seu 'follow-up' - "Certifique-se de chegar às pessoas com quem conversou e que conheceu no Web Summit. Envie um e-mail ou deixe uma mensagem de voz. Eles esperam isso. E ajuda recordar um pequeno detalhe da sua conversa. É essencial o follow-up para não ser esquecido rapidamente e não ficar atrás de outros participantes que fazem o acompanhamento."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório