Nobel da Economia para Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer

O prémio Nobel da Economia é o último a ser atribuído pela Academia.

Notícia

© Reprodução

Beatriz Vasconcelos
14/10/2019 10:43 ‧ 14/10/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Nobel Economia

O Prémio Nobel da Economia foi atribuído aos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer pelo trabalho desenvolvido no alívio global da pobreza. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela Real Academia das Ciências sueca, sendo que este é também o último Nobel a ser atribuído. 

Os três economistas foram premiados pela "abordagem experimental para aliviar a pobreza global", de acordo com a informação adiantada pela Real Academia de Ciências da Suécia, durante o anúncio do prémio.

Os trabalhos conduzidos pelos laureados "introduziram uma nova abordagem para obter respostas fiáveis sobre a melhor maneira de reduzir a pobreza no mundo", adiantou a Academia.

Banerjee e Duflo são ambos do Massachusetts Institute of Technology, enquanto Kremer é da Harvard University e foi a segunda mulher a receber o prémio.

Em 1968, por ocasião do seu tricentenário, o banco central sueco (Riksbank), o mais antigo do mundo, instituiu um prémio para Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel, disponibilizando à Fundação Nobel uma soma anual equivalente ao valor dos outros prémios. 

Este é o segundo ano em que uma mulher está incluída nos nomes vencedores do Nobel da Economia, de acordo com os dados compilados pelo Guardian

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas