O Governo poderá estar a preparar-se para aplicar taxas de IVA sobre a eletricidade que variam consoante escalões de consumo, mas para isto terá de garantir a aprovação de Bruxelas. A notícia foi adiantada por Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC.
E não só. De acordo com as informações recolhidas por Marques Mendes, o Governo não vai incluir na proposta do Orçamento do Estado para 2020 mudanças de fundo no IVA da eletricidade. Isto, apesar do que os vários partidos, desde a Esquerda à Direita, têm vindo a pedir.
"O governo vai propor à Comissão Europeia uma discussão no sentido de, hoje ou amanhã, a taxa de IVA poder variar consoante os escalões de consumo, ou seja mais alta para quem consome mais e mais baixa para quem consome menos", disse Marques Mendes, na antena da SIC.
Dados divulgados pelo Eurostat no final do mês passado revelam que os preços médios da eletricidade em Portugal ficaram abaixo da média da União Europeia nos primeiros seis meses do ano. Ainda assim, Portugal é o 8.º país com a fatura da luz mais elevada.