A partir de amanhã pode fazer pagamentos contacless até 50 euros

A partir de amanhã, os consumidores passam a poder utilizar a tecnologia contactless para efetuar pagamentos presenciais até 50 euros, acima dos 30 euros que tinham sido anunciados pelo ministro das Finanças.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/03/2020 16:33 ‧ 24/03/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

contacless

A partir de quarta-feira, dia 25 de março, os consumidores vão poder pagar por contactless em compras até 50 euros, acima dos 30 euros que tinham sido anunciados pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou o Banco de Portugal (BdP).

Para realizar um pagamento por esta via deve apenas aproximar o cartão do terminal de pagamento, não sendo necessário introduzir o PIN

"Dada a evolução da pandemia do novo coronavírus, e num momento em que se incentivam os pagamentos 'sem contacto', o sistema bancário nacional, em articulação com o Banco de Portugal e a SIBS, decidiu aumentar o montante máximo para fazer pagamentos com a tecnologia contactless sem necessidade de introduzir o PIN", refere o supervisor da banca, em comunicado. 

O BdP adianta ainda que os bancos vão proceder a esta alteração de forma progressiva, pelo que, para qualquer questão adicional, os clientes devem entrar em contacto com as respetivas instituições bancárias.

"Até agora, este sistema permitia apenas pagamentos num valor máximo de 20 euros. A partir de amanhã, o código pessoal deixa de ser necessário em compras contactless com cartão até 50 euros", refere o BdP, já depois de na semana passada Mário Centeno ter anunciado que o limite iria crescer para 30 euros. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas