Estão disponíveis desde o dia 15 de março, no Portal das Finanças, as despesas dos contribuintes apuradas para efeito de IRS e que vão ajudar a reduzir o imposto. É, por isso, importante que as consulte, como sublinha o EI, portal de educação financeira da Associação Mutualista Montepio.
"Na nova página do IRS é possível consultar as despesas comunicadas à AT através do sistema e-fatura, do recibo de renda eletrónico e de declarações anuais. Ali, encontram-se as despesas do IRS que faltavam no e-fatura, como rendas da casa, juros do crédito à habitação, propinas de estabelecimentos de ensino público, taxas moderadoras e lares. Como referido, são ainda apresentadas as respetivas deduções", refere o portal.
Como consultar?
Em primeiro lugar deve aceder ao Portal das Finanças e, na área de destaques, clique em 'Finanças – Aceda aos seus serviços tributários'. Na página seguinte, no menu, escolha 'Serviços'. Depois, na página 'Mapa do Sítio', faça scroll down até encontrar 'IRS'. Finalmente, selecione a opção 'Consultar Despesas p/ Deduções à Coleta'.
Depois, é só verificar se está tudo certo com as despesas do IRS e as respetivas deduções.