Ser solidário com o seu IRS? Sim, só tem de escolher uma destas entidades
Campanha para a entrega do IRS arranca esta quarta-feira, dia 1 de abril.
© Shutterstock
Economia IRS
Se não o fez anteriormente, ainda vai a tempo de doar uma parte do seu IRS a uma das mais de quatro mil entidades que esperam receber uma fatia do imposto dos contribuintes. Entre os candidatos estão bombeiros, associações, grupos culturais, fundações, entre outros.
Há duas formas de ajudar: a primeira passa por doar 0,5% do seu IRS pago a uma das entidades 'validadas' pelo Fisco. Esta opção, sublinhe-se, é gratuita para o contribuinte, trata-se de uma reafetação do dinheiro que em vez de entrar nos cofres do Estado é dirigido para uma instituição escolhida por si.
A segunda passa por doar a poupança do IRS no IVA que arrecadou com a exigência de faturas em restaurantes, cabeleireiros, e entre outros, canalizando esse dinheiro para uma dessas entidades. Esta opção tem um custo associado, porque esse valor deixa de poder ser deduzido no IRS.
Esta diferenciação é muito importante, porque na hora de consignar o seu IRS, no Modelo 3, terá de optar por uma destas opções. Recorde: a consignação do IRS é gratuita, enquanto a do IVA tem um custo associado para o contribuinte.
Para consultar a lista das entidades que pode ajudar deve aceder a este link e, no menu 'Modelo 3', selecionar a opção 'Lista de entidades autorizadas a beneficiar da consignação, com processo deferido para 2019'.
Depois, para ajudar uma instituição só terá que aceder à lista, escolher uma entidade, tomar nota do número de contribuinte da mesma e, posteriormente, preenche-lo no Modelo 3 do IRS. Terá de fazer este passo mesmo que esteja abrangido pelo IRS automático.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com