O novo coronavírus vai ter um impacto significativo na economia. Em Portugal, estima-se que o setor do turismo seja um dos mais afetados, sendo que uma redução de 25% da atividade turística levará a uma contração de 2,9% no produto interno bruto (PIB), de acordo com os cálculos do Instituto Nacional de Estatística (INE).
"A pandemia da Covid-19 terá impactos significativos e transversais na economia portuguesa. O turismo que, de acordo com a conta satélite do turismo, corresponderá a 11,3% do PIB em 2018, será um dos setores mais afetado pela atual crise, sendo expectável uma contração significativa da sua atividade. Tendo por base o modelo Input-Output, um dos instrumentos analíticos disponíveis para estimar esse impacto, foi simulado o efeito de uma redução anual da atividade turística em 25%", refere o INE.
Tendo por base este cenário, a "redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes não residentes quer do turismo interno, traduz-se numa redução de 2,9% do PIB anual em Portugal", aponta a agência de estatísticas.
Esta simulação antecipa aquele que pode ser o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia portuguesa, considerando só o efeito do setor do turismo. Significa isto que a contração pode ser maior.
As previsões de várias instituições para a recessão económica portuguesa, na sequência da crise causada pela Covid-19, vão de um recuo do PIB de 0,8%, no melhor cenário, até aos 20%, no pior.