A GSK e a Sanofi, duas das maiores empresas farmacêuticas do mundo, anunciaram que vão colaborar no desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19, adianta a CNN. Esta união de esforços da GSK e da Sanofi não tem precedentes e as farmacêuticas vão estabelecer um grupo de trabalho que mobilizará recursos de ambas com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de uma vacina.
"As empresas planeiam iniciar a fase um de ensaios clínicos no segundo semestre de 2020 e, se forem bem sucedidos e sujeitos a considerações reguladoras, pretendem completar o desenvolvimento necessário para disponibilizar a vacina no segundo semestre de 2021", indicaram num comunicado.
"Enquanto o mundo enfrenta esta crise de saúde global sem precedentes, é claro que nenhuma empresa pode fazer isto sozinha", declarou o CEO da Sanofi, Paul Hudson.
"Combinando a nossa ciência e a nossa tecnologia, acreditamos que podemos acelerar o esforço global para desenvolver uma vacina para proteger o máximo de pessoas possível da Covid-19", disse por sua vez Emma Walmsley, CEO da GSK.
As duas farmacêuticas comprometeram-se a assegurar que qualquer vacina desenvolvida será "acessível ao público" em todos os países.