Os restaurantes voltam a abrir portas na segunda-feira, dia 18 de maio, depois de terem estado cerca de dois meses com as portas encerradas por causa das medidas do Governo para controlar a propagação do novo coronavírus.
Agora, abrem com medidas de segurança redobradas, com uma lotação máxima de 50% e um conjunto de outras medidas de higiene para evitar o contágio da Covid-19.
"A partir de agora, o país, a população e as empresas preparam-se para, de forma progressiva, faseada e gradual, retomar a atividade, sendo fundamental que continuem a ser promovidas e aplicadas as regras de saúde, higiene e segurança nos espaços públicos e nos locais de trabalho", refere a AHRESP, em comunicado.
Por isso, a AHRESP preparou um guia de boas práticas que reúne e explica as principais medidas que devem ser adotadas pelos restaurantes, em linha com as orientações da Direção-Geral da Saúde.
Além de regras de 'layouts' e capacidade dos estabelecimentos, há também medidas relacionadas com sensibilização e capacitação, regras de controlo de entrada, regras de higiene pessoal, fardamento e equipamentos de proteção individual, recursos Materiais, regras de limpeza e desinfeção e modo de pagamento.