Os trabalhadores independentes e os sócios-gerentes podem pedir o apoio por redução da atividade económica a partir desta quarta-feira, dia 20 de maio, e até ao final do mês, de acordo com a informação que consta no site da Segurança Social.
Assim, os trabalhadores nestas circunstâncias devem submeter os seus pedidos até ao dia 31 de maio, sendo que o apoio é referente ao presente mês.
O apoio financeiro deverá ser requerido através do preenchimento e entrega de um formulário online disponível na Segurança Social Direta.
O pagamento é depois efetuado a partir do mês seguinte ao da apresentação do requerimento, ou seja, neste caso será em junho.
De sublinhar que estes trabalhadores têm direito ao diferimento do pagamento de contribuições devidas nos meses em que esteja a ser pago o apoio financeiro extraordinário.
A provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, alertou na terça-feira que alguns trabalhadores a recibo verde continuam sem apoios, apesar de saudar as novas medidas de proteção àquele setor laboral, de acordo com um comunicado.