A Comissão Europeia deixou, esta quarta-feira, sete recomendações para ajudar Portugal a recuperar da crise causada pelo novo coronavírus. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, alertou ainda que a Covid-19 "atingiu-nos como um asteróide".
Estas recomendações dirigidas ao país visam "mitigar as consequências imediatas da pandemia do coronavírus e apoiar o retorno ao crescimento sustentável", de acordo com um comunicado do executivo comunitário.
No pacote de primavera apresentado pela Comissão Europeia, esta quarta-feira, o executivo comunitário continua a prever uma recessão de 6,8% este ano em Portugal.
A taxa de desemprego deverá também aumentar para 9,7% este ano, sendo que no próximo ano deverá fixar-se em 7,4%, de acordo com as estimativas de Bruxelas.
As sete recomendações deixadas por Bruxelas:
- Tomar as medidas necessárias para responder de forma eficaz à pandemia, apoiar a economia e estimular a recuperação;
- Fortalecer a resiliência do sistema de saúde;
- Ajudar a preservar os postos de trabalho e garantir a proteção social;
- Reforçar a liquidez das empresas;
- Promover o uso das tecnologias digitais na educação e formação;
- Promover o investimento, em particular na transição verde e digital;
- Aumentar a eficiência dos tribunais administrativos e fiscais.
No pacote de primavera apresentado esta quarta-feira, a Comissão Europeia sublinha que Portugal está ainda entre os países que apresentam "desequilíbrios" económicos, mesmo não contabilizando a evolução da pandemia, tal como já tinha afirmado em fevereiro.
[Notícia atualizada às 10h51]