Em plena pandemia, aumentou o número de cheques sem cobertura

Apesar de ter caído a utilização de cheques em abril, por causa da pandemia, aumentou a percentagem de cheques devolvidos por insuficiência de provisão.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
26/05/2020 09:36 ‧ 26/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

cheques

Os dados revelados pelo Banco de Portugal, na segunda-feira, revelam uma redução sem precedentes nos pagamentos em abril, mas também dão conta de um aumento do número de cheques que foram passados sem cobertura.

"Pese embora o decréscimo na utilização dos cheques, aumentou a percentagem de cheques devolvidos por insuficiência de provisão: 0,48% em número e 0,41% em valor, o que compara com taxas significativamente mais baixas no período pré-pandemia (em fevereiro, 0,27% em número e 0,23% em valor)", pode ler-se no relatório do Banco de Portugal. 

Em abril foram efetuados cerca de 1,2 milhões de pagamentos com cheques, no valor de 4,1 mil milhões de euros, o que corresponde a quebras de 44,9% em número e de 47,9% em valor relativamente a igual período do ano anterior.

"A redução drástica da atividade económica e a preferência dos agentes económicos pela utilização de instrumentos de pagamento que exijam um menor contacto físico contribuíram para estes números, que correspondem à quantidade e ao valor mais baixos registados, ao longo dos últimos 20 anos, nas operações com cheques", adianta o BdP.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas