A dívida pública na ótica de Maastricht - que é a que conta para Bruxelas - aumentou para 262 mil milhões de euros até abril, de acordo com os dados atualizados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em março, recorde-se, a dívida pública tinha sido de 254,8 mil milhões.
Quer isto dizer que a dívida pública cresceu cerca de 7,3 mil milhões de euros entre março e o final de abril, mês em que a economia portuguesa esteve quase paralisada por causa da pandemia do novo coronavírus.
"Em abril de 2020, a dívida pública situou-se em 262,1 mil milhões de euros, aumentando 7,3 mil milhões de euros relativamente ao mês anterior. Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de 7,2 mil milhões de euros efetuadas em abril, destacando-se uma emissão sindicada de uma obrigação do Tesouro realizada pela República Portuguesa de 5 mil milhões de euros", refere o BdP, em comunicado.
Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 5,3 mil milhões de euros ainda em abril. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 237,1 mil milhões de euros.
Ainda em março, mês em que a dívida pública se cifrava em 254,8 mil milhões de euros, o peso da dívida pública no produto interno bruto (PIB) era de 120,2%.