Já pensou em quanto custa a sua pegada no ambiente? A propósito do Dia da Terra, que se assinala esta terça-feira, dia 22 de abril, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) anunciou o lançamento, com 16 organizações europeias, da ferramenta Lifestyle Test para "ajudar os consumidores a conhecer a sua pegada de carbono e a refletir sobre os seus hábitos de consumo".
"Faça o teste à sua pegada de carbono e surpreenda-se com o resultado", pode ler-se na plataforma, à qual pode aceder aqui.
"Até ao presente, 10.216 portugueses já realizam o LifestyleTest e apresentam uma pegada de carbono média de 8.870 kgCO2e por pessoa e por ano. (...) Para combatermos as alterações climáticas e garantirmos que o aumento da temperatura não excede 1,5ºC até 2030, a pegada média dos cidadãos deveria ser de 2.500 kgCO2e por pessoa, por ano", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Os resultados apurados pela DECO "permitem concluir que a área dos transportes apresenta a pegada de carbono mais elevada com uma emissão de 4.556 kgCO2e por pessoa, por ano".
"Incluem-se aqui os kms que fazem, por semana, de carro ou de transportes públicos, quantas horas caminham ou andam de bicicleta, mas o que determina este levado impacto é o número de horas de viagens de avião por ano", pode ler-se.
A alimentação é a segunda área mais elevada, com uma pegada no valor de 2.384 kgCO2e por pessoa, por ano. "O consumo de carne, em especial bovina, o consumo de queijos e de lacticínios, de chá ou café (importados) tem aqui a sua responsabilidade", acrescenta.
Segundo a DECO, em terceiro lugar encontra-se a área das compras, "com uma pegada de 1.170 kgCO2e por pessoa, por ano. Aqui avalia-se o consumo individual a partir do consumo médio dos portugueses no que respeita ao vestuário, calçado e lazer, tendo por base um consumo médio no valor de 270 euros".
"Por fim, a área da casa é aquela que apresenta uma pegada mais reduzida, com uma emissão de 761 kgCO2e por pessoa, por ano. Sobre a casa os cidadãos são questionados sobre a tipologia da sua casa e ano de construção associando ao consumo de energia. O consumo de água também é tido em conta para este cálculo da pegada carbónica", é referido.
Leia Também: Portugal vai ser dos mais afetados pelas tarifas? Há um aviso importante