AICEP lança acelerador das exportações online para ajudar empresas

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) lança hoje o acelerador das exportações 'online', ferramenta com recurso à inteligência artificial e que visa ajudar as empresas a criar um plano de internacionalização digital.

Notícia

© AICEP

Lusa
02/06/2020 09:30 ‧ 02/06/2020 por Lusa

Economia

AICEP

"Esta é uma ferramenta que recorre a inteligência artificial para quem queira apostar nas exportações em 'e-ecommerce'", disse o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, na pré-apresentação do acelerador das exportações 'online'.

Temos identificados "mais de 3.000 'marketplaces' que podem ser utilizados" pelas empresas, "mas o que consideramos ser de maior relevo para Portugal são cerca de 250", disse.

Ou seja, esta ferramenta "vai dar, recorrendo à inteligência artificial, um serviço integrado para que as empresas possam preparar-se e entrar, sobretudo, nestes 250 mercados", explicou Luís Castro Henriques, sublinhando que é preciso que as empresas tenham a "noção clara" de que a entrada 'online' "é muito semelhante à de um mercado externo novo", pois exige o mesmo grau de preparação.

O comércio eletrónico "assumiu uma preponderância no cenário da pandemia que é muito relevante", salientou Luís Castro Henriques.

O presidente da AICEP citou ainda alguns dados para mostrar o potencial do comércio eletrónico, que foi acelerado no período da pandemia de covid-19.

"O Nasdaq espera que em 2040 possamos ter 95% das transações em 'e-commerce' [comércio eletrónico]" e há ainda a "estimativa que em 2019 já represente mais de 14 biliões de dólares no mundo, referiu.

Luís Castro Henriques destacou que "12 desses 14 biliões são B2B", ou seja, comércio eletrónico entre empresas.

"O extra Europa representa 80% deste tipo de comércio, Ásia e Estados Unidos, que são mercados mais maduros em B2B", salientou.

Através do acelerador das exportações 'online' as empresas acedem a recomendações de mercados digitais customizadas para o seu perfil e podem criar um plano de internacionalização digital acompanhado pela AICEP.

Com esta nova funcionalidade, o portal Portugal Exporta fica "completo", afirmou o administrador da AICEP, João Dias, adiantando que, depois da "máquina afinada" com "conteúdos de valor acrescentando", será a vez de apostar na angariação de empresas para esta plataforma.

"Quando estamos a falar de 'e-commerce', não estamos só a falar de B2C, de venda ao consumidor final, há aqui uma dimensão de B2B, neste contexto de feiras, a presença nestes 'marketplaces' digitais, feiras internacionais onde parceiros se encontram, é absolutamente crítica", sublinhou.

João Dias referiu que uma fileira que cresceu "imenso" nos últimos meses no 'online' foi a da saúde, com equipamentos médicos, como também de materiais de construção.

O comércio eletrónico é uma "grande oportunidade para as nossas PME tirarem partido deste potencial", afirmou o administrador.

"Numa primeira fase, neste ano, o nosso objetivo é que todas aquelas [empresas] que interagiram connosco no âmbito do 'e-commerce' -- já ultrapassavam largamente as 1.000 -- possam usufruir desses serviços já imediatamente", disse Luís Castro Henriques.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas