"Europa deve orgulhar-se da resposta à crise até agora", diz Centeno

Mário Centeno continua a desempenhar as funções de presidente do Eurogrupo, até ao fim do seu mandato.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
16/06/2020 12:11 ‧ 16/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

Centeno

O antigo ministro das Finanças e ainda presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse esta terça-feira que a Europa deve estar orgulhosa da resposta dada até agora à crise gerada pela pandemia da Covid-19. 

"A Europa deve orgulhar-se da sua resposta à crise até agora, da coordenação, do tamanho e agora devemos fazer o mesmo na fase de recuperação. Desta vez, temos um plano europeu, não um plano Marshal", disse Mário Centeno, na rede social Twitter. 

O antigo ministro continua a desempenhar as funções de presidente do Eurogrupo, mesmo depois de ter deixado o Ministério das Finanças, anúncio que foi feito há uma semana. Centeno deverá despedir-se do Eurogrupo em julho, tornando-se o primeiro presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro a cumprir apenas um mandato.

Os países da zona euro têm até essa data para apresentar os seus candidatos ao cargo e a eleição terá lugar na próxima reunião do Eurogrupo, no início de julho. O líder eleito terá de contar com o apoio de pelo menos 10 dos 19 países da zona Euro e assume o cargo em 13 de julho para um mandato de dois anos e meio.

O português Mário Centeno foi o terceiro presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas