O Metropolitano de Lisboa anunciou, esta quinta-feira, que vai proceder ao reforço da oferta a partir de sábado, dia 27 de junho, respondendo ao aumento da procura que se tem verificado. O anúncio acontece também no dia em que os autarcas e operadores acordaram um reforço de "90% nos autocarros" na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
"O Metropolitano de Lisboa duplicará a oferta aos fins de semana, durante o período diurno, nas linhas Azul, Verde e Vermelha, fazendo circular comboios de seis carruagens", refere o Metro, em comunicado.
O objetivo passa também por reduzir a propagação da Covid-19, naquela que tem sido a região mais afetada nos últimos dias, "mantendo a oferta adequada face à procura e preservando as medidas de segurança e de distanciamento entre clientes, continuando a assegurar o transporte de todos os que se encontram a trabalhar e que necessitam de se deslocar em transportes públicos", pode ler-se.
O Metro apela ainda a que os clientes "continuem a procurar as carruagens mais vazias e, caso seja necessário, que esperem pelo comboio seguinte, no sentido de se manterem os distanciamentos de segurança recomendados", refere.
A AML decidiu reforçar em 90% a oferta de transportes, a partir de 1 de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado, sobretudo nos autocarros que transportam passageiros para Lisboa.
No que à distribuição geográfica diz respeito sobre a Covid-19, a região de Lisboa e Vale do Tejo é a mais fustigada pela pandemia, com 17.767 casos e 453 óbitos. O Norte surge logo de seguida, com 17.372 casos e 815 mortes.