"As negociações foram retomadas hoje de manhã com [o negociador britânico] David Frost e restante equipa, num formato restringido. Aproveitaremos ao máximo as nossas conversações, que serão intensificadas nas próximas semanas e meses", escreveu o líder da delegação da UE, Michel Barnier, no seu perfil da rede social Twitter.
Barnier acrescentou que o objetivo dos 27 é dar forma a uma futura relação "exaustiva" com o Reino Unido e sublinhou que Bruxelas continua "tranquila e unida em torno dos seus princípios e valores".
Até ao momento, os avanços na negociação entre Bruxelas e Londres têm sido nulos.
Dado a falta de progressos nas três últimas rondas de conversações, realizadas por videoconferência devido à pandemia de covid-19, e da recusa britânica e, prolongar para além de 31 de dezembro a transição que está a ser negociada, o Governo de Londres e a UE decidiram, assim, intensificar o diálogo durante as próximas semanas.
Negotiations resumed this morning with @DavidGHFrost & team, in a restricted format. We will make the most of our intensified talks over the coming weeks & months. Our goal: a comprehensive future relationship w/ The remains calm & united in its principles and values. pic.twitter.com/lPvXZOJtpH
— Michel Barnier (@MichelBarnier) June 29, 2020
De hoje até sexta-feira, Barnier e Frost, bem como os membros mais próximos das respetivas delegações, estarão presencialmente em Bruxelas.
Durante a semana, as delegações vão analisar questões em que o consenso parece mais difícil de se obter, como os dossiês das pescas, as condições para garantir uma concorrência justa, a cooperação judicial e a forma de governação após a conclusão do futuro convénio.
Por outro lado, estarão na mesa das negociações temas como o comércio de bens e serviços, a participação britânica nos programas e projetos da UE, energia e transportes.
Segundo a agenda, as conversações começaram hoje de manhã com um encontro entre Barnier e Frost, que não se reuniam pessoalmente desde março.
Depois desta semana, as rondas negociais, presenciais, continuarão ao longo de julho em Bruxelas ou em Londres.
As duas partes voltarão, depois, a reunir-se entre 17 e 21 de agosto na capital belga.
"A nossa mensagem global para as próximas semanas e meses é a de que se vão intensificar as nossas negociações para que se possam registar progressos e um acordo", declarou o porta-voz comunitário, Daniel Ferrie, numa conferência de imprensa diária da Comissão Europeia (CE).