A primavera chegou, oficialmente, há precisamente um mês, no dia 20 de março. Contudo, o mês de abril tem feito jus ao ditado e trazido "águas mil", fruto da passagem de várias depressões pelo continente português.
O fim de semana de Páscoa tem sido até de neve nos pontos mais altos do país, mas a semana que agora começa parece trazer um ponto de viragem e pode ser, finalmente, altura de arrumar os guarda-chuvas.
Apesar disso, na segunda-feira, a passagem de uma superfície frontal fria trará ainda alguma precipitação, especialmente no Norte e Centro, como deu conta ao Notícias ao Minuto o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Jorge Ponte. "A partir de terça-feira, já há uma menor probabilidade de precipitação", acrescentou, e os aguaceiros deverão dar lugar ao sol ao longo da semana.
Segundo o meteorologista, prevê-se uma pequena subida da temperatura já este domingo, e nova subida das temperaturas máximas na segunda-feira.
A subida será, aliás, "gradual a partir dos próximos dias" e, no dia 24, quinta-feira, os termómetros deverão mesmo chegar ou superar os 20 graus "em praticamente todo o território". Ainda assim, esperam-se ainda "noites frescas", já que as mínimas deverão rondar os 10 a 12 graus.
Quinta-feira deverá ser mesmo o dia mais quente da semana, com as temperaturas a oscilar entre os 13ºC e os 25ºC em Lisboa, os 10ºC e os 22ºC no Porto e os 16ºC e os 26ºC em Faro.
Leia Também: Neve, chuva e agitação do mar. Há 9 distritos sob aviso laranja hoje