Maçonaria expressa pesar e tristeza pela morte de Francisco

Duas lojas maçónicas manifestaram o seu pesar e tristeza pela morte hoje do Papa Francisco, lembrando o apelo de diálogo e de partilha feito em agosto de 2024 na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/04/2025 20:09 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Papa Francisco

Em comunicado, a Maçonaria Regular, representada em exclusividade pela Grande Loja Regular de Portugal/Grande Loja Legal de Portugal, manifestou "o seu imenso pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, juntando-se, assim, ao luto de todos os milhares de milhões de católicos espalhados pelo mundo".

 

Na nota de imprensa, a Maçonaria Regular juntou nas condolências "aqueles que, ainda em maior número e independentemente da sua profissão de fé, abriram o seu coração a uma pessoa única na transcendência do amor partilhado".

Aludindo à "incompreensão da Igreja Católica sobre a Maçonaria - do ponto de vista programático e dogmático -- que no Vaticano perdura até hoje", aquela loja maçónica considerou que "é essencial sublinhar que foi graças a Sua Santidade -- na afirmação universal da frase abrangente do 'todos, todos, todos'" que "foi dado um sinal claro no sentido do diálogo, da partilha do mesmo caminho por todos os seres humanos na unívoca vontade de construir um mundo melhor".

O comunicado termina com o desejo de "cada maçom" de que a "energia de Sua Santidade o Papa Francisco continue a animar o planeta com o seu amor e sabedoria (...) em prol de um mundo mais solidário e, acima de tudo, mais humano".

Também o Soberano Grande Capítulo dos Cavaleiros Rosa-Cruz 1804 de Portugal -- Grande Capítulo Geral do Rito Moderno ou Francês, Potência Maçónica independente lamentou a morte do Papa Francisco.

Em comunicado, a Rosa-Cruz considerou que a "sua liderança, marcada pela humildade, compaixão e por um profundo compromisso com os mais vulneráveis, deixa um legado indelével, não apenas na Igreja Católica, mas em todo o mundo, independentemente dos credos religiosos dos cidadãos, onde quer que estejam".

"Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco inspirou milhões de pessoas, transcendendo fronteiras religiosas, com a sua mensagem de esperança, de misericórdia e de justiça social. A sua voz, firme na defesa do diálogo e da paz, ecoou em todos os cantos do planeta, apelando à união e à solidariedade entre os povos", assinalou.

No comunicado, a loja maçónica "recorda com gratidão o seu incansável trabalho em prol da ecologia integral, da defesa dos direitos humanos e da promoção de uma Igreja mais inclusiva e próxima dos seus fiéis, bem como de todos os homens e todas as mulheres, nomeadamente dos que sofrem o flagelo da fome, da miséria e da guerra".

"O seu exemplo de simplicidade e de serviço permanecerá para sempre nas nossas recordações. Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências à Igreja Católica, aos seus fiéis e a todos aqueles que foram tocados pela sua presença e pelas suas palavras", escrevem ainda.

A nota de imprensa termina com o desejo de que "o próximo pontífice seja um sábio continuador da obra de Jorge Mario Bergoglio".

O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, pela defesa da paz no mundo, face às várias guerras que testemunhou, e por uma intervenção ambientalista.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias, devido a uma pneumonia bilateral, tendo recebido alta em 23 de março.

A última vez que apareceu em público foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

Leia Também: AO MINUTO: Francisco morreu após AVC; Gaza? Papa ligou "todas as noites"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas